Sebrae Minas estimula empreendedorismo para gestores públicos no centro-oeste de Minas.

Conteúdos e metodologias ajudam a definir prioridades e ações a serem adotadas nos municípios que visam ao desenvolvimento territorial.

08 OUT 2020

O Sebrae Minas oferece conteúdos  com o objetivo de capacitar e promover o desenvolvimento econômico e a competitividade territorial, por meio de estímulo ao empreendedorismo e, neste momento de eleições, nada mais apropriado que programas que possam ajudar os futuros gestores.

Os mais recente trabalho realizado pela equipe o Sebrae na Regional Centro-Oeste Sudoeste é a mobilização de lideranças do setor produtivo, da sociedade civil e do poder público para elaboração de agendas para o desenvolvimento local e também a divulgação do Guia Candidato Empreendedor, que traz 100 propostas de ações voltadas para a promoção do desenvolvimento econômico local, com ênfase no papel dos pequenos negócios. O guia pode ser baixado gratuitamente através do site do Sebrae.

“Este é o momento para os cidadãos e suas lideranças políticas refletirem sobre a situação do País e definirem prioridades que devem ser adotadas pelos futuros prefeitos e vereadores. E é no município que tudo começa”, ressalta o gerente da Regional Centro-Oeste e Sudoeste do Sebrae Minas, Leonardo Mól.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Denis Magela, as ações realizadas para promover o desenvolvimento territorial  acontecem o ano todo.“ “Em parceria com diversos órgãos, entidades e representantes dos setores públicos, privados e sociais dos municípios que fazem parte da nossa regional já temos feito movimentos bastante importantes e que a médio e longo prazo irão fazer toda a diferença para o território. Um bom exemplo disso é o Conecta Novo Oeste, movimento que surgiu a partir do programa Líder do Sebrae na região, formado por cidadãos de 12 cidades do Centro-Oeste, que já está construindo agendas estratégicas municipais com lideranças para municípios que integram o programa líder, enfatiza Magela.

Outros exemplos de estimulação do empreendedorismo para gestão pública são os movimentos que estão acontecendo em Divinópolis e Nova Serrana. A pedido do grupo Gestor de Divinópolis, o Sebrae elaborou o plano de desenvolvimento econômico, denominado Divinópolis 2030, que teve como objetivo apontar diretrizes para tornar Divinópolis em uma cidade mais inteligente, mais sustentável e mais dinâmica economicamente.

Na mesma linha, também realizado pelo Sebrae Minas, lideranças do município de Nova Serrana estão recebendo apoio para construir um plano macro participativo a partir de amplo processo de reflexão sobre a realidade local e atuação integrada, entre a sociedade civil e a administração pública. Metodologia denominada oficina do Futuro.

Engajamentos que mudam a realidade

O Grupo Gestor é composto por 18 entidades representativas da classe empresarial de Divinópolis e foi criado para contribuir com o planejamento estratégico e implementação de uma agenda para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município  e da região.

Conecta Novo Oeste

Por meio da parceria com o Sebrae Minas, oito municípios do Centro-Oeste de Minas Gerais aderiram ao projeto Conecta Novo Oeste. A proposta é mobilizar lideranças dessas cidades, em um workshop, para promover uma visão integrada regional, identificar os gargalos nas cadeias produtivas que interferem no desenvolvimento econômico, identificar novas vocações e priorizar iniciativas com potencial de maior impacto no desenvolvimento local. Após informações captadas junto às lideranças dos município integrantes desta ação, consultores contratados pelo Sebrae Minas, especialistas em políticas públicas, elaboram um documento com a agenda de desenvolvimento. Este material será entregue pelas lideranças locais aos  candidatos a prefeitos. Todas essas discussões alinhadas à Agenda do Desenvolvimento Regional do Novo Oeste.

Novo Oeste é a denominação escolhida por um grupo de lideranças de 12 municípios da região Centro-Oeste mineira, com integrantes da gestão pública, da academia, da iniciativa privada e do terceiro setor, a partir da participação do Programa Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional. Os municípios que integram o Novo Oeste são: Arcos, Bambuí, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Lagoa da Prata, Nova Serrana, Perdigão, Pitangui, Santo Antônio do Monte e São Sebastião do Oeste.

Oficina do Futuro

O programa Oficina do Futuro do Sebrae Minas tem por objetivo criar capital social nas cidades, regiões e setores econômicos, a partir da cocriação de uma visão de futuro para a coletividade local e do mapeamento dos pontos de intervenção para a transformação do território e/ou setor. Reúne pessoas de todo o sistema, para chegar às causas dos problemas internos, de modo que possam ser enfrentados por iniciativas inovadoras, cocriadas e testadas.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.