quarta-feira, 21 de Agosto de 2019 19:30h Atualizado em 21 de Agosto de 2019 às 22:30h. Ilidio Luciano

Samu abre inscrições para concurso com oferta de 377 vagas para Divinópolis.

Inscrições podem ser feitas via internet a partir desta sexta-feira dia 23.

ILÍDIO LUCIANO

O Consórcio Cis- Urg, que é gestor administrativo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Divinópolis, abre inscrições para preenchimento de mais de 300 vagas em concurso público, para as áreas administrativas e operacionais do Samu.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da entidade, nesta quarta-feira (21/08), o Secretário Executivo do Consórcio, José Márcio Zanardi explicou pontos do edital de convocação, e apresentou as condições para o preenchimento das 377 vagas, que estão sendo ocupadas por profissionais contratados e que serão substituídos pelos aprovados no concurso.

“São dois editais diferentes, sendo um para a área administrativa, outro para a área operacional do Samu. As provas têm grau de dificuldade diferenciado, de acordo com o cargo que o candidato optar, sendo que para a parte operacional, além da prova escrita, o candidato aprovado será submetido também a outras fases como aptidão física e prova prática”, lembrou.

O gestor aproveitou para lembrar que os profissionais que estão ocupando os cargos, foram contratados, mas um Termo de Ajustamento de Conduta, (TAC), já previa a substituição, à medida em que o Samu fosse consolidado na cidade, quando haveria a substituição.

“Como o Samu é gerido com recursos públicos, nada mais justo do que oferecer as vagas através de concurso. O que há hoje são cargos ocupados por profissionais que foram contratados, porque o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu estava em fase de adaptação, mas agora que já está consolidado, haverá a gradativa substituição desses profissionais pelos concursados”, explica.

As provas objetivas serão realizadas no dia 15 de dezembro, sendo que as inscrições se iniciam na próxima sexta-feira (23/08), às 9h da manhã e seguem até as 23h59 do dia 13 de novembro. Os candidatos deverão acessar o site www.cisurg.oeste.gov.com.br e clicar no link do Instituto FIP, que é a organizadora do concurso.

Os cargos oferecidos pelo certame são: auxiliar de atuação, auxiliar administrativo, operador de frota, controle de socorrista, técnico em enfermagem, motorista, assistente administrativo, técnico em segurança do trabalho, enfermeiro, analista administrativo, psicólogo, farmacêutico e médico; os valores da taxa de inscrição variam entre R$ 45,00 e R$150,00.

Os candidatos que se inscreverem para os cargos operacionais do Samu, além da prova objetiva, se aprovados, serão submetidos a outras duas etapas, para serem nomeados e empossados nos respectivos cargos.

“Para os cargos operacionais, os aprovados na prova escrita, estará classificado para a segunda etapa, que será  a prova de títulos, em seguida a prova prática, e por último o teste de aptidão física. Com esse concurso, temos o interesse em atender de melhor forma possível a população não só de Divinópolis, bem como das 54 cidades que integram a região Centro Oeste de Minas Gerais”, finaliza.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.