quinta-feira, 14 de Março de 2019 10:52h Portal G37

Santa Casa de Formiga emite notas de esclarecimentos sobre os óbitos dos bebês na UTI Neonatal.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Santa Casa de Caridade de Formiga vem por meio desta esclarecer sobre as notícias veiculadas nos últimos dias.
A Administração da entidade lamenta profundamente o falecimento dos recém-nascidos e vem informar que a Comissão de Óbitos da instituição, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, tem o compromisso de apurar os fatos com a obrigatoriedade de se fazer cumprir o tempo estabelecido em portaria ministerial.
A Maternidade da Santa Casa de Formiga preza pelo bom acolhimento das gestantes e familiares, inclusive possibilita a permanências das mães com seus bebês, numa rotina diária em nossa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) NEONATAL, atitude esta que favorece a recuperação e estabelece vínculos afetivos.
Toda a assistência prestada no hospital é registrada em prontuários para fornecimento de dados para a Comissão de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, que são monitoradas, mensalmente, pela Secretaria Estadual de Saúde.
No ano de 2018, foram realizados 693 partos na Santa Casa de Formiga, com ocorrência de 03 óbitos Neonatais, ou seja, uma mortalidade de 0,43%. Se comparado com a média nacional que é de 1,0%, podemos concluir que o nível de assistência prestada em nossa Maternidade encontra-se adequado. Mesmo assim, a equipe de profissionais busca constantemente aprimorar e qualificar o trabalho para o alcance de melhores resultados. A reabertura da UTI Neonatal é um exemplo deste esforço na superação de obstáculos.
Ressaltamos ainda que a Santa Casa de Caridade de Formiga é um prestador de serviços de Urgência/Emergência e que 75% de suas internações são clinicamente graves e requerem maior complexidade de procedimentos.
Diante dos casos, todas as providências estão sendo tomadas para a garantia de uma investigação transparente e verdadeira.

Administração
Santa Casa de Formiga

 

Santa Casa de Formiga emite nota de esclarecimento sobre os óbitos dos bebês na UTI Neonatal

 

Nesta quarta-feira (13), a Administração da Santa Casa de Formiga esteve reunida para emitir nota oficial sobre o caso dos óbitos dos dois neonatos acontecidos nos últimos dias.

De acordo com a Nota de Esclarecimento (anexa), todos os procedimentos foram realizados corretamente, em ambos os casos, a fim de garantir uma boa assistência tanto para as gestantes quanto para os bebês.

Os profissionais da entidade têm colaborado com as investigações e ressalta que, inclusive, foi a favor da aprovação do projeto de lei nº 168/18, que dispõe sobre a implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica em Formiga.

Informa também que o médico envolvido solicitou seu afastamento até o final das investigações.

© 2009-2019. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.