quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011 16:00h Atualizado em 8 de Dezembro de 2011 às 09:19h. Cristiane Fernandes

A praça do Santuário vai ser revitalizada

A partir deste mês, a praça Benedito Valadares, vai passar por várias reformas em busca de proporcionar a população um local de lazer ainda melhor

Ontem pela manhã, 7 de Dezembro, autoridades da cidade, se reuniram no auditório da Fiemg para oficializar a revitalização da praça Benedito Valadares, conhecida popularmente como a praça do Santuário.  O intuito é proporcionar a comunidade um local de lazer com segurança e as adaptações adequadas para receber todos os moradores da cidade.
A reforma é uma parceria da prefeitura da cidade com a Siderúrgica Gerdau, instalada na cidade há 58 anos. A empresa já é parceira de Divinópolis em alguns projetos relacionados à cultura e educação e resolveu abraçar mais este projeto importante para a cultura da cidade. “A Gerdau foi convidada pelo comitê do centenário para participar em projetos em prol da comunidade. A Gerdau entendeu que a revitalização da praça do Santuário é uma importante contribuição para a comunidade, pois representa melhorias de qualidade de vida para população” informou Andre Luis Guimarães, gerente executivo da Gerdau de Divinópolis.
A praça vai receber várias adaptações, a fonte luminosa vai voltar a funcionar, os lagos serão cuidados, o piso vai ser trocado, a praça passará por uma reforma paisagista e trará acessibilidade a todos os moradores. O prefeito Vladimir Azevedo reforça a importância das mudanças e toda a segurança que vai ser adequada a praça “os idosos vão ter mais segurança, com a revitalização vamos ver um novo tempo, com mais acessibilidade na praça. Em termo de segurança teremos corrimões nas escada. A praça, que hoje, é palco de delinquentes, com a iluminação, vamos conseguir proporcionar maior segurança a sociedade” reforçou.
A reforma da praça é um projeto do arquiteto e ex-prefeito da cidade Aristides Salgado, foi ele também, o autor do projeto original da praça em 1965, durante o mandado do ex-prefeito Fábio Botelho. Aristides Salgado esta muito contente em realizar a reforma depois de tantos anos, segundo ele a última revitalização foi durante o ultimo mandato dele “essa praça representa muito para todos os moradores da cidade. Há 16 anos atrás, no meu segundo mandato, foi quando ela foi revitalizada pela última vez. Depois houve apenas algumas melhorias pontuais mas, agora a reforma é significativa” ressaltou.
A intenção é começar com a reforma o mais rápido possível, e o prazo estimado para a entrega do projeto é de 5 meses “a revitalização deve começar de imediato, a Siderúrgica Gerdau vai conduzir os trabalhos e no final de maio ou no início de junho, vamos inaugurar a praça” garantiu o prefeito.
Com a revitalização, todas as autoridades esperam relembrar os bons tempos quando ela foi inaugurada e buscam conseguir permanecer por muitos anos, por várias gerações, os valores da praça e proporcionar aos moradores um local de lazer onde possam passear com filhos “ao embelezar e revitalizar esse espaço, queremos, afirmar o compromisso com gerações futuras. Nosso esforço será constante, sempre de forma conjunta e união inteligente e eficaz para preservar a praça” informou o gerente executivo da Gerdau.
Além da praça do Santuário, outros locais da cidade estão em reforma para comemorar o centenário da cidade “temos mais de 5 praças de Divinópolis em revitalização. No bairro Planalto a reforma já foi realizada, estamos em obra no bairro Interlagos e no Bom Pastor, mas o projeto mais denso e mais complexo é o da praça do Santuário” esclareceu o prefeito.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.