quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011 10:38h Sarah Rodrigues

Comerciantes recebem dicas de segurança durante o período natalino

Comerciantes, Polícia Militar, e Settrans (Secretaria de Trânsito e Transportes) se reuniram na manhã de ontem para debater a segurança do comércio durante o período natalino. É no mês de dezembro que as pessoas recebem o 13° salário e vão às compras, movimentando o comércio e despertando o interesse de ladrões.


O evento foi realizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis), em seu auditório e contou com a participação do Comandante da Polícia Militar, Tenente Coronel Júlio Teodoro, o gerente de educação e fiscalização de trânsito da Settrans, Capitão Gérson Luiz de Freitas, o presidente da CDL Rafael Nogueira e o vice-presidente Rogério Mendes de Aquino. Além de diversos comerciantes convidados pela CDL.
O tema do debate foi a segurança do comércio. O Comandante da PM ressaltou que durante o período natalino os crimes ocorrem com maior incidência, por isso a Polícia Militar iniciou no dia 29 de novembro a “Operação Natalina” que termina no dia 06 de janeiro. Nesta operação os agentes fazem mais rondas e realizam ações mais efetivas, o policiamento é redobrado e atenção nas ruas é aumentada. Para Júlio Teodoro a segurança durante este período existe esforço e união de todos os segmentos. “Estamos desdobrando e precisamos da colaboração de todos”.
De acordo com o comandante as drogas são as principais causas do aumento da criminalidade. “O crack hoje é um desafio e todos precisam ajudar, esta é a hora de mudar”, ressaltou.


Teodoro avalia que em Divinópolis os índices são favoráveis, mas, que as ações contribuem para que a cidade e todo estado sejam os melhores locais para se viver. Para ele, este é um período que há maior incidência de criminalidade, devido ao aumento de pessoas nas ruas e de circulação de dinheiro. “Os policiais vão para às ruas de forma intensiva, até o dia 06 de janeiro realizaremos várias estratégias, reforço no centro, divulgaremos dicas contra crimes, com o longo dos anos “o público” aumentou, por isso estamos nos adequando”, frisou o comandante.
Capitão Gérson relatou que a Settrans iniciou ontem a “Operação Natalina” que deverá controlar o fluxo de veículos que aumenta durante o período, além de amenizar os locais em que os conflitos são intensos. Ele avaliou que este foi o terceiro encontro em comerciantes e os órgãos de segurança pública e que é um evento “de suma importância, porque a participação da comunidade é primordial”, pontuou.


O gerente enfatiza que neste período o fluxo de veículos também aumenta, por isso a fiscalização e campanhas educativas também irão ser intensificadas. “Sabemos que não resolveremos todos os problemas, mas procuramos equalizá-los”,afirmou.
A Settrans contará com um efetivo de 3 viaturas, 4 motos e 4 bicicletas que estarão nas ruas controlando os principais corredores e ruas de maior movimento como Goiás com a Avenida Vinte Um de Abril, Goiás com Mato Grosso entre outras em que o fluxo intenso causa congestionamentos e muitas vezes acidentes.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.