sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011 10:10h Flaviane Oliveira

Conselho do Centenário realiza a última reunião do ano

A última reunião plenária do Conselho do Centenário no ano de 2011 realizada na noite de ontem foi palco para apresentação do protótipo do monumento em homenagem ao centenário

Na noite de ontem o Conselho do Centenário realizou a última reunião plenária do ano de 2011 e na ocasião foram apresentados os planos para a comemoração dos 100 anos da cidade do Divino. Foi apresentada ainda a maquete do Monumento ao Espírito Santo que será inaugurado durante as comemorações do centenário. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, entre elas o prefeito Vladimir Azevedo, a secretária de saúde Cherie Mourão, o secretário de cultura Bernardo Rodrigues e os demais membros do Conselho do Centenário.


Durante a reunião, a secretária de saúde apresentou um balanço geral da situação da saúde no município. Cherie falou ainda dos próximos passos que serão dados na área da saúde e o andamento das obras do hospital público, a unidade de pronto atendimento e as unidades básicas de saúde em construção. Todo o atendimento prestado à população divinopolitana também foi colocado em pauta e os pontos a serem melhorados foram discutidos. Ações como a criação do banco de leite humano e número de atendimentos prestados ao município e gastos com a judicialização da saúde também foram apresentados.

 

 

HOMENAGEM


Os membros do Conselho aproveitaram a ocasião para prestar uma homenagem a Leston Nascimento por meio da entrega de uma placa congratulatória aos familiares do esportista. Leston faleceu em setembro desse ano. O homenageado da noite jogou no Guarani e foi zagueiro no Cruzeiro, além de ter sido comentarista esportivo muito respeitado em Divinópolis. Nos últimos anos trabalhou como comentarista da TV Candidés e Rádio Minas. A família aproveitou o momento para relembrar a história de vida de Leston e agradecer pela homenagem.

MONUMENTO
Júlio Maria Ferreira Vaz, o idealizador do monumento em homenagem ao centenário de Divinópolis  explica que o trabalho de criação da peça foi iniciado ainda em julho desse ano. A partir de agora será realizado o levantamento das empresas que poderão construir o monumento e provavelmente será realizado em Belo Horizonte  e terminado em Divinópolis. A inauguração está prevista para a celebração de Pentecostes do próximo ano, dia em que  se comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. O monumento irá substituir o antigo que já foi retirado da praça.


Júlio explica o significado dos símbolos presentes no novo monumento, “Está representando bem o trabalho em Divinópolis nesses 100 anos. O trabalho do homem fazendo o calor, mostrando a chama ali como a chama do calor humano e a gota que é uma benção do Espírito Santo que derrama  sobre o monumento caindo sobre a terra. Então tem toda uma simbologia” explicou.
O monumento que na versão final terá em torno de oito metros de altura e peso aproximado de 2400 kg, será instalado na esquina do cruzamento entre a Avenida JK com a Avenida Primeiro de Junho e as rua Divino Espírito Santo e a Praça da Catedral, sendo visto de forma diferente em cada um dos seus ângulos.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.