sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011 12:57h Cristiane Fernandes

Cuidado com a ceia de Natal

Com as festas de fim de ano, as pessoas aproveitam para exagerar na comida e na bebida, mas a moderação é necessária para não causar danos a saúde

As festas de fim de ano chegaram e o mês de dezembro é cheio de comemorações. As empresas aproveitam o período para realizar as confraternizações e o tradicional amigo oculto, familiares se reúnem na noite de Natal para comemorar o nascimento de Jesus e a maioria da população se prepara para esperar a virada do ano. Porém, nesta época, as pessoas exageram na comida sem pensar nas consequências.
Na ceia de Natal é possível encontrar variedades de carnes, frutas, frituras e doces, mas para evitar alguns problemas com a saúde é necessário tomar cuidado com os excessos, principalmente as pessoas que fizeram regime durante todo o ano “antes e durante a ceia é essencial tomar cuidado com os excessos, principalmente de frituras e doces. As pessoas que fizeram regime por um longo período devem tomar cuidado para não perder todo o esforço, feito durante todo ano” informou Christiane Rocha Veloso, nutricionista.
Como o horário da ceia, geralmente, é a partir de meia noite, é recomendável que as pessoas façam refeições de 3 em 3 horas enquanto esperam, “as pessoas não devem ficar mais de 3 horas sem se alimentarem, assim é fundamental as pessoas comerem algo antes da ceia, outra dica é beber bastante água, sucos e evitar as castanhas e amendoins, alimentos tradicionais nesta época do ano” ressaltou a nutricionista.
Além disso, é fundamental as pessoas evitarem as carnes gordas e aproveitarem o pernil e as aves servidas nas ceias “como a ceia é a noite, o melhor a fazer, é comer carnes de aves, elas são mais leves, deve-se evitar frituras, não comer arroz em excesso e evitar as carnes gordas” esclareceu a nutricionistas.
Com todas essas dicas, o melhor a fazer é comer moderadamente e aproveitar as frutas, outro alimento tradicional nas festas de fim de ano, vale ressaltar sobre as bebidas alcoólicas, segundo a nutricionista, elas também devem ser evitadas em excesso.
Assim, vamos aproveitar a ceia de Natal e as festas de fim de ano com moderação para não causar prejuízos a saúde. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.