terça-feira, 22 de Novembro de 2011 12:10h Flaviane Oliveira

Diminuem as doações de sangue no município e Hemominas realiza ações para chamar doadores

Evento de conscientização que foi iniciado hoje segue até a sexta feira

Em todo o país, nessa semana é comemorado a Semana dos Doadores de Sangue. Em Divinópolis especificamente várias ações serão desenvolvidas no intuito de promover a conscientização sobre a importância de se doar sangue. De acordo com Shirley Alves de Sousa Silva, Relações Públicas do Hemominas de Divinópolis, desde o mês de setembro houve redução nas doações da região “Nós estamos registrando uma grande queda no número de comparecimento de doadores aqui na unidade. O ideal seria recebermos aproximadamente 80 a 90 candidatos, mas devido a essa queda que vem ocorrendo está bem aquém dessa estimativa” lamenta Shirley.


Entre os tipos sanguíneos com maior queda no registro de doações, lideram o ranking os do tipo O+ e dos grupos sanguíneos negativos também.
Os eventos que serão realizados ao longo da semana visam convidar aos candidatos e doadores de primeira vez que compareçam a instituição, e os que são cadastrados que permaneçam indo à instituição para doar, “o importante é que nós tenhamos doações regularizadas e fequentes durante todo o ano para que não falte sangue na região centro oeste” destaca Shirley.

 

 

EVENTOS


Iniciada hoje a comemoração da “Semana Nacional do Doador de Sangue”, o evento segue até a próxima sexta feira (25) sempre a partir das nove horas da manhã. A relações públicas da unidade explica como será a programação, “Hoje será uma homenagem do setor de ambulatório da unidade aos doadores e haverá apresentação musical com o cantor Rafael. Na quarta feira será a homenagem do setor de humanização aos doadores e será uma homenagem surpresa. Na quinta feira vamos ter duas apresentações. O serviço de captação de doadores do hospital Santa Mônica virá até o Hemominas para homenagear os doadores e apresentação após com o Grupo Quarteto em Copas e no dia 25 é o dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e nós vamos ter um cerimonial aqui a partir das nove da manhã” contabiliza.


Durante a semana, todos os dias serão servidos lanches especiais e haverá a entrega de certificados feitos exclusivamente para doadores fidelizados ao processo da doação de sangue. O doador fidelizado é aquele que realiza pelo menos duas de sangue em um período de 12 meses.

 

REQUISITOS


Para doar o voluntário deve levar à sede do Hemominas documento de identidade original, ter boa saúde, pesar acima de 50 kg e as demais condições de saúde são analisadas por um profissional qualificado no ato do cadastro para doação.


O homem pode doar de dois em dois meses desde que não ultrapasse quatro doações durante o ano e a mulher de três em três meses desde que não ultrapasse três doações no período de 12 meses.


Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Outras condições que também poderão impedir a doação serão avaliadas na triagem. O Hemominas funciona 7h30 as 13h30 de segunda a sexta feira no Bairro Padre Libério e o telefone de contato é o (37) 3216-6500.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.