quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011 10:04h Atualizado em 22 de Dezembro de 2011 às 10:06h. Flaviane Oliveira

Equipamentos da academia de praça são retirados

De acordo com o superintendente adjunto da Usina,os equipamentos da academia foram instalados na última segunda feira (19) e retirados ainda na terça feira (20), aguardando a presença do prefeito para inauguração

 


Durante a última reunião da Câmara Municipal de vereadores, o vereador Hilton de Aguiar (PMDB),  falou em seu pronunciamento sobre a instalação da academia na praça São Vicente de Paula, que fica no Bairro Interlagos, “Semana passada deparei com vários equipamentos para ginástica na praça. Estou super satisfeito com o que o prefeito tem feito no bairro, são várias obras, conquistas na região sudeste” relatou. A academia é parte da iniciativa do município junto ao governo estadual dentro do programa “Saúde na Praça”.
Porém no fim de semana ao passar pela praça, o vereador relatou que os equipamentos estavam sendo retirados, “Perguntei para algumas pessoas e eles falaram que estão tirando e não é a população que está tirando, vou ter que identificar melhor quem está tirando esses aparelhos. Se os aparelhos são para fazer ginástica estão guardados para que? Tem que estar ali para a s pessoas usarem” considerou o vereador. A reportagem esteve no local e alguns moradores afirmam desconhecer o motivo pelo qual os aparelhos foram retirados e esperam ansiosos pela instalação.

USINA DE PROJETOS
A reportagem entrou em contato com a Usina de Projetos do município para saber o que motivou a retirada dos equipamentos de ginástica que haviam sido instalados na praça. De acordo com o superintendente adjunto da Usina, Cleber Aguiar Evangelista, os equipamentos da academia foram instalados na última segunda feira (19) e retirados ainda na terça feira (20).
Quando questionado sobre o motivo da retirada dos aparelhos, Cleber afirmou que os oito equipamentos foram retirados devido ao fato de não haver data prevista para que o prefeito do município possa ir ao local para fazer a inauguração da academia. Com isso os aparelhos foram guardados na igreja do bairro até que a inauguração esteja marcada e a instalação seja refeita. No local ficou somente a placa que indica a academia naquele espaço e os buracos no chão cobertos por cimento.

SAÚDE NA PRAÇA
A instalação das academias a céu aberto instaladas em praças públicas faz parte de ações em parceria com o governo estadual. Elaborado pela Seej em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o programa consiste na prática de atividade física orientada por profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição em praças públicas, devidamente adequadas às práticas esportivas, construídas ou revitalizadas com o apoio do município.
Atualmente a cidade tem uma academia na praça do bairro Danilo Passos onde 130 pessoas são atendidas graças a uma parceria com o governo do Estado, através do programa “Saúde na Praça”. Com os resultados positivos, a prefeitura percebeu a necessidade de aumentar o número dessas unidades em Divinópolis. No mês de abril desse ano o município iniciou a discussão do edital para instalação de cinco academias no município e os investimentos seriam da ordem de 25 mil reais.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.