quarta-feira, 14 de Dezembro de 2011 13:37h Sarah Rodrigues

Fluxo de veículos e congestionamentos na JK

Os motoristas que trafegam pela avenida JK próximo a rua Antônio Florentino e os moradores dessa região, tem sentido que o tráfego no local está intenso nos últimos dias. Durante o período natalino as pessoas vão mais as ruas e por isso o fluxo de veículos é maior.
Nos horários de pico são visíveis pequenos congestionamentos e o barulho das buzinas são frequentes, carros, vans, ônibus, motos e pedestres se aglomeram com facilidade. Os veículos que trafegam do bairro Afonso Pena para a JK e os que vêem do bairro Niterói com o intuito de trafegarem pela avenida têm muita de dificuldade em conseguirem entrar na via.


Mesmo com redutores de velocidade no local para facilitar a travessia, muitos condutores trafegam pela avenida em alta velocidade. Os pedestres que tentam atravessar a avenida Antônio Florentino precisam passar pelos veículos, na avenida JK não é diferente pedestres se arriscam entre os automóveis.


Marcelo Dias, morador da região conta que as freadas são constantes e o desrespeito no trânsito é constante. “A gente percebe que os motoristas que vêem da Catedral estão em alta velocidade e mesmo tendo a preferência dificilmente eles permitem que os veículos das ruas que cortam atravessem. Tem dias que um congestionamento se forma nas esquinas e os pedestres é que passam apuros”.
De acordo com Dias muitos vizinhos fazem até fotos dos dias de fluxo intenso, ele também relata que pequenos acidentes são constantes. “O desrespeito é grande, outro dia estava olhando pela janela e vi uma moto correndo, um caminhão freou e ela quase bateu na traseira, buzinada a gente escuta toda hora”, ressalta.


Tatiana Oliveira sempre faz caminhada pela região, desce o passeio paralelo à JK e já presenciou muitos acidentes. “Os veículos depois que passam o hospital aceleram muito, não sei se é para não pegar sinal fechado, ou por necessidade, mas a gente vê muitas batidas e esbarrões”, conta.
No momento em que a reportagem da Gazeta esteve no local foi possível perceber a dificuldade dos condutores em trafegarem, o fluxo de veículos na região é muito grande.

MELHORIAS
Em entrevista anterior à Gazeta o secretário municipal de Trânsito e Transportes Júlio Valério lembrou as melhorias que a Settrans realizou na região. Ele conta que a mais nova melhoria foi na região da Catedral com o assentamento de faixas elevadas e uma sinalização luminosa que lembra aos motoristas a preferência dos pedestres. De acordo com Valério, na região do Bom Pastor também foram realizadas diversas melhorias para melhorar o fluxo na região.
O secretário ressaltou que no próximo ano serão feitos estudos para melhorias nas regiões dos shoppings que recebe muitos turistas comerciais. “Estudamos uma melhoria de estacionamento no entorno do shopping, em torno da rodoviária, não só do estacionamento, mas do sistema viário para o próximo ano”, acrescentou.
Quanto ao desrespeito no trânsito Valério acrescentou que ações educativas e conscientização de motoristas e pedestres estão sendo realizadas com frequência pela Settrans, além das ações de fiscalização dos agentes. “O nosso objetivo é que todas as pessoas respeitem os pedestres, que todas as pessoas dirijam com atenção, que o transito fula com tranquilidade. Que não existam acidentes, só que para isso acontecer existem normas a serem cumpridas e estas normas a serem cumpridas, são os agentes que tem que cobrá-las”.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.