sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011 15:49h Atualizado em 16 de Dezembro de 2011 às 22:57h. Cristiane Fernandes

Horário especial movimenta comércio

O Natal é a data mais esperada por todos os comerciantes. Movimentado pelo espírito natalino, as pessoas aproveitam a data festiva para presentear amigos e parentes, também é a época em que a maioria das empresas realiza as festas de confraternização e junto, é organizado o amigo oculto. Por esses motivos, todos os comércios, de todas as cidades do país, consideram a data importante para as vendas.


Há uma semana para o Natal, as lojas em Divinópolis, já aderiram ao horário especial, estabelecido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), para atender a todos os clientes, nos próximos dias, até dia 24 de Dezembro, as lojas vão funcionar em horários estendidos com o intuito de atender a demanda, “o horário especial, estabelecido pela CDL, ajuda nas vendas pelo fato das pessoas trabalharem e não terem tempo de realizar as compras, com o horário estendido elas aproveitam para comprar os presentes” ressaltou Mayklenne Gonçalves, gerente da Vibbe.


Mesmo as lojas com poucas opções de presentes natalinos, são beneficiadas com a data. Cleber Severiano, proprietário da Divilustres, loja de lustres em Divinópolis, diz que durante esta época, apesar de não seguir o horário especial, realiza vendas para as comemorações “nós não temos quase nenhum produto de natal, por isso não seguimos o horário especial, mas sempre tem aquela pessoa que quer deixar a casa arrumada para as comemorações de final de ano o que torna as vendas boas nesta época” informou.


O Natal segundo os comerciantes é a melhor data para as vendas no comércio, e a expectativa é superar os números do ano passado, comparados com o mesmo período de 2010. Segundo o presidente da CDL, Rafael Pinto Nogueira, é esperado um aumento de até 20% “as expectativas para as vendas, neste período de comemorações, é de 15% a 20% a mais em relação a 2010” esclareceu.
As lojas, principalmente as de vestuário, eletrodomésticos e joias, consideradas pela CDL os comércios com maior número de vendas neste período, estão preparadas para receber e atender a todos os gostos dos clientes e esperam superar as vendas do ano anterior “no natal as vendas são boas, porque as pessoas aproveitam a data para presentear quem gosta, todo mundo volta pelo lado de presentear. As nossas expectativas de vendas estão muito boas e até o momento, o comércio para nossa loja está muito bom” informou a gerente da Vibbe.


No Natal, as mulheres se destacam nas compras, elas já são consideradas consumistas, pela população em geral, e nesta época do ano, mesmo com os homens também a procura de presentes, elas ainda, são as que mais compram “as mulheres geralmente pegam a responsabilidade de comprar os presentes, na verdade todos estão a procura de algo para presentear, mas os homens deixam tudo para a última hora e acaba que as mulheres compram mais” ressaltou Mayklenne.

 

Horário especial:

17/12 -  Sábado: o horário é estendido até as 18 horas
1812 – Domingo: uma semana antes do Natal, os lojistas irão trabalhar das 9 as 18 horas
19 a 20/12: lojas abertas até as 21horas
21 a 23/12: comerciantes estarão de portas abertas até as 22 horas
24/12: véspera de Natal as lojas ficarão abertas até as 20 horas

No dia 26/12 elas voltam a funcionar ao meio dia.

 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.