quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011 14:24h André Bernardes

Livro reúne textos de Frei Bernardino

“Escritos Bernardinianos” é o nome da obra que reúne textos de Frei Bernardino. O livro será lançado amanhã as 20h no Centro Franciscano de Formação e Cultura, na rua Minas Gerais 582 e trará textos com diversos temas escritos durante a vida do Frei.


O livro será publicado com apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e foi idealizado pela professora Batistina Maria e pelo Frei Leonardo Lucas. Em mais de um ano de trabalho, os autores coletaram textos do Frei que foram publicados em revistas. “O projeto que nós apresentamos para a Lei Municipal de Incentivo a Cultura, para a organização de uma coletânea de textos escritos por Frei Bernardino. Esses textos já haviam sido publicados anteriormente em revistas no INESP, ao longo dessas últimas décadas. Então nós buscamos esses textos e organizamos no livro a partir deles. São temas muito variados que são abordados” contou Batistina. Além dos textos de Frei Bernardino, o livro conta com participação e depoimentos de pessoas que conheceram o Frei.


Segundo Batistina, a ideia para publicar o livro era para comemorar os 90 anos do Frei, porém ele faleceu em junho deste ano. Mas para a professora, o livro irá manter viva a sua memória. “O Frei Bernardino estava para comemorar os 90 anos então foi uma maneira que pensamos de homenageá-lo, nada melhor para um autor do que ver sua obra sendo lida, sendo valorizada. Foi mais  de um ano de preparação. O único pesar é que o Frei Bernardino não está mais entre nós. Eu queria que essa obra tivesse ficado pronta enquanto ele estava vivo” disse Batistina. Textos sobre religião, violência e paz, pecadofobia e homossexualismo são retratados no livro. “ É uma obra com variedade de temas abordados, temas bastante atuais e é incrível a capacidade intelectual de Frei Bernardino, que já foi falada mas é possível através destes textos a gente comprovar. Muitos temas que ele já havia analisado tem um frescor muito grande. São análises que são capazes de nos ajudar a entender as coisas que estão acontecendo hoje em dia. O Frei Bernardino nessas análises antecipa várias questões que hoje estão colocadas” completou.


Por fazer parte da lei municipal de incentivo a cultura, o livro não será vendido. A obra será distribuída para bibliotecas das escolas e a biblioteca pública. O lançamento do livro é aberto para toda a população.

 

 

Frei Bernardino

 

Frei Bernardino veio da Holanda para Divinópolis em 1951. Aqui na cidade foi atuante tanto na área acadêmica quanto na área religiosa. Frei Leonardo acredita que o livro irá manter vivo o trabalho do Frei. “Ele trabalhou em Divinópolis, onde trabalhou em diversas Faculdades como a PUC e a FUNEDI. Ele teve uma atuação muito importante na Pastoral aqui na cidade e ajudou muito a renovar a moral católica aqui no Brasil através de palestras, textos, participação em conferências e é um dos intelectuais mais importantes da Igreja Católica deste período dos anos 60 até os dias de hoje. Ele continua vivo através de seus escritos e reflexões” disse.  Frei Bernardino faleceu no dia 4 de junho deste ano por complicações na saúde. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.