sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011 14:09h Atualizado em 16 de Dezembro de 2011 às 14:13h. Cristiane Fernandes

Muitos veículos não tiveram o IPVA pago em 2011

De acordo com dados da Administração Fazendária 2° Nível de Divinópolis, muitos proprietários de veículos não pagaram os impostos obrigatórios

Todos os anos, os proprietários de veículos automotores, de todos os estados brasileiros, recebem a taxa do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotor (IPVA), para serem pagas. Porém, os pagamentos não são efetuados por todos os condutores como deveria ser, e assim, o veículo fica irregular.
As datas para efetuar o pagamento das taxas são estabelecidas pela Secretária de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), de acordo com os números finais dos veículos. Em 2011, os motoristas tinham a opção de pagar a taxa com 5% de desconto antes do vencimento ou parcelar o valor em até 3 parcelas. Porém, o número de veículos irregulares em Divinópolis e nos municípios próximos a cidade é muito grande.
Em Divinópolis e região, segundo dados da Administração Fazendária 2° Nível de Divinópolis (AF/2° Nível de Divinópolis), existem muitos proprietários inadimplentes com as obrigações fiscais devidas pela propriedade de seus veículos. Na cidade de Divinópolis, 82.136 mil veículos automotores não tiveram o IPVA pago, em segundo lugar esta Carmo do Cajuru com 6.762 irregulares. Ao total, em toda região, cerca de 100 mil veículos não estão com os atributos pagos.
Sem o pagamento da taxa, o município, de acordo com a AF/2° Nível de Divinópolis, deixou de arrecadar 1.635.280,12 reais. O dinheiro obtido através do IPVA é dividido entre o estado, o município e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), do governo Federal. Este dinheiro é aplicado em serviços públicos, como saúde, educação e segurança.
Quem não pagou o IPVA, deve se encaminhar a uma agência bancária credenciada e pagar a taxa com os acréscimos legais previstos pelo atraso, a ser calculada pela agência bancária.

Multas
As pessoas que não pagaram o IPVA, além de pagar o atributo com juros, serão autuadas e terão que pagar uma multa referente a 50% do valor total da taxa, conforme previsto no Regulamento do IPVA. O proprietário do veículo perderá 7 pontos na carteira de habilitação, o veículo será apreendido e o condutor terá que pagar as despesas do veículo no pátio para poder retirá-lo.
De acordo com o DETRAN, para efetuar a retirada do veículo, é necessário pagar as taxas referentes ao reboque e a diária no pátio. Depois de efetuado o pagamento, o condutor deve se encaminhar, novamente ao DETRAN, com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), a guia paga do pátio e reboque e carteira de identidade, para assim, ser solicitado o alvará de liberação do mesmo.

IPVA 2012
A Secretaria da Fazenda de Minas Gerais já divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2012 MG. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de Minas Gerais terá 3% de desconto para pagamento à vista ou, poderá ser parcelo em até 3 vezes. De acordo com o calendário de pagamento, a primeira parcela do IPVA 2012 MG deverá ser paga entre os dias 16 a 27 de janeiro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.