quinta-feira, 22 de Dezembro de 2011 14:17h André Bernardes

Primeiro grupo do programa “Escolha Saudável” terminas as atividades

A secretaria municipal de Saúde (Semusa), finalizou ontem no centro de saúde do bairro Nações o primeiro projeto “Escolha Saudável” que  trabalhou com pessoas obesas ou com sobrepeso em uma conscientização para uma alimentação saudável.
Durante dez semanas os participantes foram orientados sobre atividade física relacionando com uma alimentação saudável. Foram acompanhados por uma nutricionista e um fisioterapeuta. Um dos critérios para a participação foi a idade de 20 a 60 anos, não ter tido nenhum tipo de complicação de cardiopatias ou motora, que possa prejudicar o participante e o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25 que é classificado como sobrepeso. O grupo começou com vinte pessoas inscritas, porém apenas dez chegaram até o final. Eles participaram de dinâmicas, debates além de receberem orientação e psicólogo e assistente social. De acordo com a nutricionista Juliana Mara, a decisão por mudar de hábito é difícil, porém quem persistiu até o fim dos encontros não encontrou grandes dificuldades. “Nosso objetivo é dar uma melhor qualidade de vida para estas pessoas e o emagrecer é uma conseqüência disso. O programa foi um sucesso” comemorou.
Os participantes foram avaliados a cada duas semanas na perda de peso. No final da oitava semana, o grupo teve uma redução de 23,250 kg, sendo uma redução média de 2,355KG por pessoa, tendo o participante reduzido até 6,150kg em 8 semanas. Juliana conta que dos dez participantes que restaram, nove eram mulheres. Para estes participantes, os encontros continuam uma vez por mês. Mas Juliana diz quem em 2012 outros grupos serão formados. “Vamos formar mais grupos e trabalhar com grupos mensais” contou. De acordo com dados da secretaria, em Divinópolis existem mais de 25 mil hipertensos e mais de 10 mil com problemas de diabetes.

Foi promovido ainda um “amigo oculto” para finalizar as comemorações da etapa do projeto e o Natal.

Saiba mais

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças do país têm sobrepeso e metade delas é obesa. Cerca de 13% da população adulta é obesa e 48% é acima do peso.

IMC significa Índice de Massa Corporal. O IMC é adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma forma de medir se uma pessoa está acima, abaixo ou no seu peso ideal. Veja como calcular o IMC: Divida seu peso pelo quadrado da sua altura (altura x altura).

                                     
CÁLCULO IMC SITUAÇÃO

Abaixo de 18,5         Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9    Você está em seu peso normal
Entre 25,0 e 29,9    Você está acima de seu peso
Entre 30,0 e 34,9    Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9    Obesidade grau II
40,0 e acima           Obesidade grau III

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.