terça-feira, 20 de Dezembro de 2011 19:05h André Bernardes

Pró Jovem poderá passar por modificações em 2012

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) decretou que os municípios têm até o dia 31 para atualizar o número de vagas e locais onde funcionam o Pró- Jovem, programa socioeducativo de convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes de famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Em Divinópolis cerca de 120 jovens de até 17 anos participam do programa que é direcionado pelo Centro de Referência de Assistência Social, CRAS. Os jovens, depois do turno escolar participam de atividades de música, dança, teatro e artesanato. O secretário de desenvolvimento social Paulo do Prazeres, diz que o programa trabalha com os jovens para uma prevenção a gravidez na adolescência e drogas. “E eles trabalham no contra turno escolar, quem tem aula manhã trabalha a tarde e quem estuda de tarde trabalha de manhã. A ideia é que eles tenham atividades com uma clareza que elas os protegem de outras coisas entre elas gravidez, drogas e temos aulas ligadas de música, artesanato, pintura, dança e capoeira” contou.
Segundo o secretário, o programa está passando por um momento de mudanças e existe a possibilidade que seja gerido pela secretaria de Educação. Porém só depois do dia 31 de dezembro que as mudanças serão anunciadas pelo Governo Federal. “O Ministério do Desenvolvimento Social está chamando os municípios, pois como o recurso é passado por número de jovens que participam do Pró Jovem, ele vai checar se o recurso está sendo utilizado corretamente. Divinópolis tem hoje oito coletivos (grupos) cada um com quinze jovens.  Esse programa está em um processo de mudança. É um projeto que deve ser modificado. Nós recebemos um comunicado do Ministério que não era para abrir mais vagas pois haveria modificações na gestão do projeto” contou. Para 2012, o MDS vai disponibilizar 544.110 vagas, distribuídas em 2.742 municípios. “Todo dia oito de cada mês eu tenho que alimentar um sistema que se chama SISJOVEM informando a frequência dos jovens. No dia 31 de dezembro existe uma promessa da publicação da portaria do novo Pró Jovem. Por isso estão sendo recolhidss os dados dos municípios” informou Paulo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.