sexta-feira, 25 de Novembro de 2011 14:20h Flaviane Oliveira

Sala de vacina é tema de capacitação realizada pela Semusa

Estiveram presentes nos dois dias os residentes e técnicos em enfermagem

Nesta semana os profissionais técnicos e os residentes em enfermagem participaram da capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). O tema abordado foi a “Sala de Vacina”. A capacitação realizada no auditório da secretaria foi dividida em dois dias (23 e 24) e com as turmas formadas foi possibilitada a participação de todos os profissionais sem o fechamento das unidades de saúde dos bairros da cidade.
Marcela Machado Santos, enfermeira e referência técnica em imunização, explica que em fevereiro os profissionais enfermeiros participaram de uma capacitação e por esse motivo o treinamento realizado nessa semana foi voltado para os profissionais técnicos.


O tema principal abrangido tratou da vacina como um todo, desde o atendimento ao paciente até a aplicação. Todos os participantes consideram como positivo o resultado da capacitação. Ainda entre os temas abordados estão a prática de imunização, abordagens administrativas como relatórios, registro de vacinas. Houve também uma explanação da legislação atual sobre o tema Imunização.

 

 

CRONOGRAMA


Dividida em turmas, a capacitação foi iniciada às 7h30 do dia 23 indo até as 11h30, sendo continuada na manhã de ontem (24), no mesmo horário. A segunda turma capacitada participou do treinamento no período da tarde, de 13h30 as 17h30, também dias 23 e 24/11.
No primeiro dia esteve presente a enfermeira Valéria, da Universidade Federal de são João Del Rei. Já na manhã de ontem a palestrante foi a enfermeira Inês Alcione e na parte da tarde o epidemiologista Osmundo Santana finalizou a capacitação.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.