sexta-feira, 23 de Dezembro de 2011 18:14h Atualizado em 23 de Dezembro de 2011 às 21:46h. Sarah Rodrigues

Verão terá altas temperaturas e chuvas

60% das chuvas do ano ocorrem nesta estação; Natal será chuvoso

O verão começou oficialmente as 3h23 desta quinta-feira e já traz modificações nas temperaturas. Chuvas e altas temperaturas marcam esta estação. A previsão é que durante o Natal também chova, mas o Sol deve aparecer em boa parte do dia.
A estação é a mais quente e chuvosa do ano, estima-se que 60% das chuvas do ano ocorrem durante o verão. O período começa no final de janeiro e se prolonga até março, mas o ápice das chuvas deve ocorrer em janeiro.
Em nota, o meteorologista da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), Arthur Chaves afirma que no verão são registradas as temperaturas mais altas. As chuvas devem ser concentras nas regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste.
De acordo com a nota as principais características desta estação são os dias mais longos que as noites, mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde e início da noite. Em virtude do aumento da temperatura do ar, essas chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.  As chuvas que acontecem durante o verão correspondem a mais de 60% do esperado para todo o ano.
Em Minas Gerais, de acordo com Arthur Chaves, ao contrário do que ocorreu durante este ano, quando as chuvas ficaram acima da média histórica, principalmente em março, a previsão para este verão é de chuvas ligeiramente acima da média no Norte e Sul de Minas e dentro da média na região Central do Estado. 
Dentre as características do verão em Minas está o fato de ocorrer chuvas acima de 700 mm, durante toda a estação, no Triângulo, Alto Paranaíba, Sul de Minas, Oeste, Zona da Mata e região Central, e, em menor quantidade, no extremo norte (divisa com a Bahia).  Quanto à temperatura, a previsão é de valores dentro da média no centro do Estado e ligeiramente abaixo no Sul e Norte de Minas, o que quebra a tendência dos últimos anos, que também ficaram acima da média. Normalmente, as temperaturas superam os 30ºC, ocorrendo, dessa forma, principalmente no Triângulo, Norte de Minas e nos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha.

NATAL
Este final de semana natalino deve ser predominado por céu nublado com pancadas de chuva no final do dia. Com a aproximação de uma frente fria amanhã deverá ter pancadas de chuva com temperaturas em todo o estado.
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.