Unidade São Rafael e Clinica Bento Menni funcionam de forma independente.

Centro de saúde mental mantém rotina normal para internações e ambulatório. Já a nova unidade de saúde começa a funcionar nesta semana apenas para atendimentos clínicos não relacionados à Covid-19.

Seguindo todo o protocolo de segurança da Organização Mundial de Saúde, o Centro Integral de Saúde São Bento Menni; referência em saúde mental na região Centro Oeste mineira, segue em pleno funcionamento para atendimentos eletivos e ambulatório e internações psiquiátricas. Em uma unidade independente, situada ao lado do São Bento Menni, começa a funcionar esta semana a Unidade São Rafael, que dará suporte a saúde do município com atendimentos clínicos não relacionados a Covid-19.
Esta nova unidade é fruto de uma parceria entre a instituição, a Semusa e o Sicoob Divicred, e possui 40 leitos. O espaço foi cedido pelo Centro Integral de Saúde São Bento Menni para a Semusa, que será responsável por administrar os atendimentos. Com o aporte financeiro do Sicoob Divicred e apoio de empresas independentes da construção civil, obras foram realizadas e deixaram o local apto para receber os pacientes.
Apesar de a unidade São Rafael ser um anexo do São Bento Menni, as unidades serão distintas e funcionarão de forma independente, tanto na parte organizacional, quanto na operacionalização da assistência, explica a referência técnica em Enfermagem do Centro de Saúde, Marina Diva de Oliveira.
– Desde o início da pandemia, o hospital continua operando normalmente em suas dependências para ambulatório e internação.  Todos os colaboradores sequem os protocolos de proteção orientados pela OMS e pacientes de ambas as unidades não terão contato – ressalta.
Segundo Marina, o centro de saúde não possui pacientes e colaboradores com suspeita de Covid-19 e caso algum deles apresente sintomas, existe um plano Institucional de atendimento. A enfermeira ainda ressalta que a abertura da unidade São Rafael chega de forma positiva para a instituição, uma vez que a Congregação Irmãs Hospitaleiras; que administra o São Bento Menni, comemora 40 anos em Divinópolis em 2020.
– É com o coração aberto que agradecemos aos parceiros que colaboraram na edificação desta unidade. Nos colocamos a disposição para servir toda nossa comunidade – enfatiza.

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.