Divinópolis

572 pacientes aproveitam consultas e exames que seriam “perdidos” em Divinópolis

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia (Semad), realiza a confirmação de consultas com especialistas e exames, através de um serviço de call center.

As atendentes que atuam neste serviço, entram em contato com pacientes da rede municipal de saúde, confirmando antecipadamente, a presença deles nos atendimentos. O objetivo do call center é diminuir o número de pacientes faltosos nas consultas e, em caso de desistência do procedimento de saúde, possibilitar que a unidade de saúde tenha a oportunidade de agendar um outro paciente.

No mês de maio, o call center realizou, 6.887 ligações, sendo que, destas, 4.768 pessoas confirmaram a ida nos exames e nas consultas. No entanto, outras 572 pessoas cancelaram a presença, por motivos diversos. Estas são pessoas que faltariam nos atendimentos médicos e, com o trabalho do call center, 572 pessoas que, aguardavam agendamentos de seus procedimentos e consultas, puderam ter o atendimento antecipado. Os dados demonstram agilidade e eficiência no serviço realizado pelo call center.  

Do total de ligações do mês de maio, houve ainda 1.067 ligações que os pacientes não atenderam a ligação ou ela caiu direto na caixa postal. Os atendentes fazem também tentativas através de mensagem enviada pelo WhatsApp, mas esta tentativa ficou classificada como “Sem resposta”, até que haja o contato com o paciente. Em outras 480 ligações realizadas os números informados não existem ou pertencem a outra pessoa que não conheça o usuário.

Mantenha o telefone atualizado na unidade

A Semusa reforça que é de extrema importância que os usuários da rede municipal de saúde mantenham o seu número de telefone atualizado na unidade de saúde. É através dele que o paciente pode ser contactado pelos profissionais do call center.

Os contatos são realizados com pacientes agendados para consultas, exames e procedimentos nas unidades de saúde, Policlínica, CISVI e Complexo de Saúde São João de Deus, exames de ecocardiograma, mamografia e para primeira consulta no Hospital do Câncer, tudo com o objetivo de evitar esquecimentos de datas.

A Prefeitura de Divinópolis reforça que, nos contatos realizados, nenhum dado é solicitado ao cidadão, sendo assim, nunca forneça seus dados pessoais.

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