Divinópolis

Centro Franciscano de Formação e Espitualidade realiza exposição de presépios em Divinópolis

Na programação do Centenário da presença franciscana em Divinópolis, seguindo a tradição do presépio criado por São Francisco, o Centro Franciscano de Formação e Espitualidade preparou uma exposição de presépios. São mais 50 presépio do Brasil e também do exterior. A exposição estará aberta à visitação do público, a partir do dia 6 de dezembro a 10 de janeiro de 2024, das 9h às 17, no salão do Centro Franciscano, situado à rua Minas Gerais, 572, Centro, em Divinópolis. A entrada é gratuita.

A HISTÓRIA DO PRESÉPIO

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM

A invenção do presépio é atribuída a São Francisco. Num bosque, em Gréccio, na região da Úmbria italiana, Francisco juntamente com os camponeses, um boi e um jumento, e uma imagem de barro do menino Jesus encenou nascimento de Jesus. Diz-se que quando Francisco pegou ao colo a imagem, esta lhe sorriu. O teatro encenado por São Francisco ganhou o nome de presépio e se espalhou pelo mundo para significar o nascimento singelo de Jesus na manjedoura de Belém. Os evangelhos apócrifos bem que já haviam descrito essa cena. Os dois animais usados por ele, o boi e o jumento, representavam na mitologia egípcia, as figuras rivais dos irmãos Seth e Osíris. Quisera Francisco, naquele tenebroso inverso de 24 de dezembro de 1223, propor a reconciliação entre os opostos, mesmo tendo a alcunha de irmãos, como no caso dos deuses egípcios, já prefigurado nos irmãos Caim e Abel do livro do Gênesis! Todos os seres humanos, na sua diversidade, são chamados a viver em paz. A guerra na Terra Santa, o genocídio de palestinos, crianças e mulheres, e a morte de judeus clamam aos céus por um novo presépio, onde a Paz e Bem possam reinar, ainda que tardia.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.