Divinópolis

CDL Divinópolis mostra passo a passo de como se tornar um fornecedor de produtos ou serviços da Prefeitura de Divinópolis

CDL Divinópolis orienta lojistas e prestadores de serviços de como participar de licitações e outras contratações públicas.

Se você quer vender para a Prefeitura de Divinópolis, precisa entender o que é uma licitação, como participar de uma e como saber se sua empresa está apta para realizar essa tarefa.

Para ajudar o empresário, a CDL Divinópolis apresenta um passo a passo para orientar empresas interessadas em se tornar um fornecedor de produtos ou serviços do governo.

Quem pode vender?

Empresas e pessoas físicas podem vender ou prestar serviços ao governo. Para isso, é necessário se credenciar no SICAF, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores.

O credenciamento pode ser feito pelo:

  1. Aplicativo
  2. Portal de Compras www.gov.br/compras, em “Seja um fornecedor”.
  3. Ou diretamente no SICAF.

O SICAF é a porta de entrada para que fornecedores (empresas ou pessoas físicas) comecem a vender para os órgãos do governo. No SICAF também ficam registradas as ocorrências durante as execuções dos contratos celebrados com a Administração Pública.

Também é necessário se cadastrar no Compras.gov.br, que é a ferramenta de trabalho diário para empresas e pessoas físicas realizarem suas vendas para o governo. Ao entrar neste ambiente, o fornecedor acessa a “Área de trabalho”, local onde estão reunidas todas as ferramentas do sistema.

Tenha o aplicativo Compras.gov.br em seu celular

O aplicativo Compras.gov.br une fornecedores interessados em aumentar o seu faturamento e a administração pública em busca das melhores soluções de mercado.

Com o aplicativo é possível credenciar pessoa física ou jurídica no Sistema Unificado de Cadastro Fornecedores (SICAF) e receber notificações sobre os processos de contratações públicas que podem ser de seu interesse.

Baixe o APP Compras.gov.br, disponível nas plataformas iOS e Android, faça o seu credenciamento e comece a vender para o governo.

Como ter acesso aos editais de licitação da Prefeitura de Divinópolis

  1. Acesse o site da Prefeitura https://www.divinopolis.mg.gov.br/, clique na aba “Licitações”.
  2. Em seguida clique em “Processos Licitatórios”
  3. No rol de pesquisa é possível buscar pelo Ano e número do Processo Licitatório. Pelo Ano e Modalidade e pelo objeto da licitação; após preenchimento de uma das setas (não há necessidade do preenchimento de todas, mas é necessário preencher pelo menos uma) clique em “buscar”.
  4. Após verificar se as informações em tela são do edital solicitado, clicar em “saiba mais”
  5. Na parte Detalhes do processo licitatório xx/xxxx, clicar em “publicações” tornando possível ver todos arquivos pertencentes ao Processo (edital e demais anexos), depois é só clicar em “baixar”.

O assessor jurídico da CDL Divinópolis alerta sobre as exigências específicas de cada edital de licitação. “Apresentamos aqui os primeiros passos para o empresário se tornar um fornecedor da administração pública. Vale frisar que os requisitos podem variar conforme o edital específico. É importante ficar atento e em caso de dúvida, solicitar auxílio técnico”, alerta o advogado.

A CDL Divinópolis oferece apoio jurídico ao associado que queira iniciar aproveitar a oportunidade e se tornar um fornecedor da administração pública.

Com a Assessoria Jurídica Consultiva, o associado conta com o apoio do Escritório Tadeu Saint Clair Advocacia, para esclarecimentos e suporte sobre questões empresariais, societárias, tributárias, contratuais e trabalhistas.

A assessoria é destinada a todos os associados da CDL Divinópolis, independentemente do porte da empresa, basta entrar em contato pelo telefone (37) 99829-8509 e agendar o atendimento.

Links úteis:

Confira o passo a passo do credenciamento no Guia para Fornecedores um compilado feito pela Prefeitura de Divinópolis e o Manual de Como Acessar Editais do Município de Divinópolis.

O Governo Federal disponibiliza uma plataforma completa de capacitação, para empresas e cidadãos interessados em se tornarem fornecedores da Administração pública. https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/cursos-e-capacitacoes

Para Consultas de links que auxiliam gestores de compras, fornecedores e cidadãos obter dados e informações detalhadas de compras públicas e a sanar dúvidas: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/consulta-detalhada

Canais da Prefeitura de Divinópolis para esclarecer dúvidas:

  • Telefones (37) 3229-8127 / 3229-8128
  • E-mail: [email protected], se tratando de Pregão Eletrônicos: [email protected];
  • Presencialmente: Endereço Av. Paraná, 2.601 – 3º andar, Sala 309 – São José, CEP: 35501-170, Divinópolis/MG, no horário de 12h às 18h.

Fonte: CDL Divinópolis

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