Divinópolis

CDL e SEBRAE lançam programa Varejo+Divinópolis

Evento contou com duas palestras sobre estratégias de negócio e a experiência do cliente.

A CDL Divinópolis e o Sebrae, com o apoio do Sicoob Divicred realizaram na noite dessa terça-feira o lançamento do Varejo+ Divinópolis, programa que vai mapear o varejo de Divinópolis com aplicação de diagnostico em 5 mil empresas até o final de 2022.

O lançamento, realizado no auditório do Centro Administrativo do Sicoob Divincred, contou com duas grandes palestras: “A bússola para o Lucro! Como criar Estratégias Ágeis com Foco em Resultados no varejo!”, com Victor Mota, analista do Sebrae e Especialista em gestão de processos. E “O Poder da experiência! Como a experiência e compra pode destacar sua empresa”, com Fernando Kimura, estrategista de marketing que já atuou em grandes empresas como a Microsoft Brasil.

Vitor apresentou vários insights sobre estratégias de negócios e apontou detalhes que merecem maior atenção do empresário, como a jornada de compra do cliente e o seu o comportamento, a necessidade de uma constância na comunicação, alinhada a proposta comercial de valor, mensuração de resultados e avaliação de produtos, são pontos chaves para alavancar os resultados.

Já Kimura convidou os participantes a saírem da mesmice, aprimorando o olhar e a percepção para a arte presente em tudo, não somente na música, na pintura, como também em um carro, em um bolo, em um calçado ou roupa.  Em sua apresentação trouxe um pouca de suas vivências e seu olhar para arte, na busca pelo entendimento da sociedade e dos negócios. “Acredito que podemos olhar para a experiência do cliente através da linguagem. E quem pode nos ajudar nisso é a arte. Tento levar isso nas minhas palestras, misturando arte, experiência, lugares e comportamento, para nos entender como sociedade, os artistas e os negócios e talvez o futuro dos negócios”, explica o palestrante.

O programa Varejo+

Para o presidente da CDL Divinópolis, Heider de Freitas, o programa dará uma contribuição importante e necessária para o varejo de Divinópolis. “É uma grande oportunidade para os empresários alavancarem seus negócios. Com o programa será possível o micro e pequeno empresário avaliar sua empresa, identificar as dificuldades e enfrentar os desafios com o apoio de especialistas”, explica Heider.

O programa, além de contribuir com o ambiente de negócios da cidade, irá traçar panorama do mercado com objetivo de entender como está o desenvolvimento dos negócios na cidade, identificando os desafios e as oportunidades do comércio varejista de Divinópolis.

A empresa que quiser ser atendida pelo programa basta preencher o formulário https://forms.office.com/r/uBp0D09z64 e aguardar contato dos agentes do Sebrae. Mais informações pelo telefone (37) 3229-7200.

Desenvolvimento do programa Varejo+

Será realizado através do diagnóstico um levantamento de  dados e auto-avaliação dos empresários sobre a inteligência competitiva do seu negócio, identificando as oportunidades de melhoria nos seus processos. O programa propiciará também, uma comparação empresas respondentes, criando assim parâmetros de avaliação dos processos existentes e a possibilidade de o empresário identificar os pontos mais urgentes a serem trabalhados, permitindo assertividade na busca de soluções para seus desafios.

Metodologia

Atendimento individualizado na empresa, realizado pelo Agente do Varejo+ que atuará como facilitador na utilização do Sistema Focus e aplicação do Diagnóstico que permitem o acompanhamento e a gestão de indicadores. A metodologia possibilita que, durante o atendimento, o empresário aprenda como inserir a gestão de indicadores na rotina da empresa.

Métricas

As métricas são auto-avaliações das empresas sobre as ações e resultados alcançados, nos principais indicadores do setor de varejo e aumento do engajamento das empresas ao acompanhamento e gestão de indicadores.

Perfil das empresas participantes

Podem participar empresas do setor de varejo, que estejam enquadradas como Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP), com CNPJ ativo. Empresas de Divinópolis que buscam aumentar os lucros a partir dos esforços corretos. Existem várias formas de aumentar o faturamento. Alguns exemplos são aumentar a base de novos clientes, fidelizar os clientes antigos, vender mais para os clientes atuais, entre outros.
 

Independentemente de qual for o objetivo, a empresa sempre vai precisar de três coisas: planejamento, indicadores confiáveis e análise de resultados.

Principais pontos que serão analisados

Principais indicadores no varejo e as oportunidades nas áreas:

  • Marketing e vendas: Estratégias com foco em resultado;
  • Liderança e Pessoas: Equipes motivadas geram melhores resultados;
  • Operação de Loja: Como Melhorar seu dia a dia;
  • Gestão Financeira: Como cuidar do seu dinheiro.

Resultados dos diagnósticos vão compor um panorama do varejo municipal

O diagnóstico permitirá que o empresário compare seus resultados com o de outras empresas do mesmo segmento, para saber onde podem estar as oportunidades de melhoria e onde a empresa já está se diferenciando.

5 mil empresas atendidas até o final de 2022

O Varejo + pretende atender 5 mil negócios, de pequena a média empresas, com diagnóstico presencial e individual, utilizando o sistema Focus e a plataforma de diagnósticos do Sebrae.

Com base nos resultados, as empresas participantes terão acesso à mentoria online com 32h de conteúdos de Marketing e vendas, Liderança e Pessoas, Operação de Loja e Gestão Financeira. Tudo sem custo para o empresário e com o objetivo melhorar e alavancar o empreendimento.

Fonte: CDL Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.