Divinópolis

Cidadão do Mundo completa 17 anos em Divinópolis

Projeto social liderado pelo Colégio Roberto Carneiro celebra conquistas para a comunidade.

Objetivando oferecer aos alunos do Colégio Roberto Carneiro a vivência da diversidade social, fundamentando valores, virtudes e, ao mesmo tempo confrontando-os às grandes questões de nossa realidade, o projeto Cidadão do Mundo vem sendo uma grande ponte de solidariedade e ações de cidadania entre escola e comunidade. Iniciado em 2005, sob a coordenação do Professor Rinaldo de Freitas Caetano, o principal projeto social da escola completa 17 anos em 2022, com enorme adesão das famílias e aprovação de toda a comunidade divinopolitana.

Envolvendo duas unidades da escola, o projeto inicia-se nos quintos e sextos anos com o Cidadão Sustentável; estende nos sétimos com o Cidadão Solidário e oitavos – Cidadão pro Mundo. Caminhando para o Ensino Médio, os alunos dos nonos e primeiros anos são organizados em Grupos de Trabalho Voluntário (GTV´s) e Grupos de Trabalho Temáticos. Cerca de 20 grupos atuam todos os anos em trabalhos solidários em instituições parceiras com crianças especiais, abrigos, lares de idosos, casas de recuperação, Câmara Municipal e Fórum Lixo e Cidadania, além de outros que dão suporte aos demais como imprensa e animação.

O Cidadão do Mundo realiza ações integradas como Campanhas Solidárias de alimentos e material de higiene e limpeza e anualmente o “Solidariedade tá no Sangue”, onde em parceria com o Hemominas de Divinópolis, prepara alunos com mais de 16 anos, para se tornarem uma nova geração de doadores de sangue. E naturalmente, ao associar competências cognitivas com as socioemocionais, forma-se alunos cidadãos mais bem desenvolvidos para enfrentar os desafios da vida. Já foi premiado nacionalmente (Prêmio Nacional Gesto Eficaz) e, como reconhecimento local, recebeu Moção Congratulatória pela Câmara de Vereadores de Divinópolis, em 2014.   

Balanço de 2021 e perspectivas para 2022

Em 2021, os projetos integrados do Cidadão do Mundo envolveram dezenas de ações que buscaram ajudar entidades sociais. Com mais um ano de sucesso do projeto, todo valor arrecadado foi repassado para que a entidade pudesse melhorar suas atividades diárias. Para 2022, o projeto já está sendo desenvolvido pelas coordenações e pelo professor Rinaldo Freitas. A ideia é envolver cada vez mais a sociedade como um todo (alunos, pais, professores e comunidade) em torno de causas extremamente relevantes para a vida coletiva, buscando resolver problemas que, de fato, existem. Além disso, a integração de praticamente todas as turmas da escola promove uma educação mais inclusiva, humana e totalmente voltada para formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Fonte: Colégio Roberto Carneiro.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.