Divinópolis

Conselho dos Direitos da Mulher realiza 1º Seminário com o tema “Mulheres, no plural” em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis informa que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou hoje (17/8), na Câmara de Vereadores, o 1° Seminário com o tema “Mulheres, no plural”.

Durante o Seminário aconteceram discussões sobre mulheres na política, relacionamentos, redes de apoio e autoestima, com o foco a um olhar futurista em ações direcionadas à ressignificação da mulher. Além disso, o desejo do evento foi que todas as mulheres sejam livres de qualquer violência e sejam associadas a respeito e dignidade.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, reforçou a importância do conselho para o município. “Precisamos retomar o espaço da mulher na cidade, com a participação das que são do executivo, quanto as que são da sociedade civil e instituições. Quando um Seminário traz essas discussões de violências contra a mulher em todos os âmbitos, é um passo muito importante para mudança”, concluiu.

Enquanto o tema era abordado, as palestrantes comentaram sobre a luta não ser contra os homens e sim, um combate ao sistema enraizado do patriarcado. Também houve um convite para que as mulheres tomem posse do seu lugar no mundo e se mantenham atentas ao tipo de violência mais sutil, que é a moral.

A Juliana Coelho, secretária de Assistência Social, relembrou as dificuldades das mulheres da geração dela, para conquistar seus objetivos. “Toda essa temática me estremece um pouco, já que, quando eu fui tirar carteira de motorista, eu me lembro de ter feito escondida, porque dirigir não era feminino. Quando fui fazer faculdade, todos esperavam que eu fizesse pedagogia, pois mulheres deveriam ser professoras. Precisamos repensar isso pois a mulher pode ocupar todos os espaços”, pontuou.

A presidente do CMDM, Tatiane Aparecida, afirmou que esse evento será o primeiro de muitos. “A movimentação foi muito interessante, todas as mulheres estavam engajadas e interessadas nos assuntos. Além disso, temos muitas formadoras de opinião aqui, o que significa que a discussão vai ser multiplicar”, declarou.

Durante a manhã, a psicoterapeuta, Daniele Texeira, tratou da temática “A violência disfarçada de afeto”, mais tarde teve “Contação de histórias” com a Andréa Cristina. As advogadas da OAB Mulher abordaram sobre “Lei Maria da Penha – Desafios Pós Pandemia” e para finalizar a manhã, a psicóloga Ivete Miranda apresentou um painel com o tema “Da Delegacia à Lei Maria da Penha”.

No período vespertino, a vice-prefeita e secretária do Governo, Janete Aparecida, falou sobre “Violência Política de Gênero e a Campanha Eleitoral” e a vereadora Ana Paula tratou sobre “Representação da Mulher na Política e as lideranças comunitárias”. Por fim, houve uma roda de debates e os agradecimentos aos envolvidos.

Estiveram presentes no evento a vice-prefeita, Janete Aparecida, a vereadora, Ana Paula do Quintino, representantes da Secretaria de Assistência Social, do Conselho dos Direitos da Mulher, das cidades de Cláudio, Itaúna e São Sebastião do Oeste e a sociedade civil.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.