Divinópolis

Semas realiza solenidade do Dia Nacional da Adoção em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou nesta quarta-feira (25/5), no Centro Administrativo, a solenidade comemorativa do Dia Nacional da Adoção.
 
A solenidade é realizada por ocasião desse dia comemorativo, marcado no dia 25 de maio. Esta data foi celebrada pela primeira vez em 1996, durante o primeiro encontro nacional de associações e grupos de apoio à adoção, tornando-se comemoração oficial em todo o país através do decreto de regulamentação da lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002. É uma pauta extremamente importante, particularmente para a comunidade divinopolitana.
 
Estiveram presentes na entrega das homenagens o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, a vice-prefeita e secretária de governo Janete Aparecida, a secretária de assistência social, Juliana Coelho, entre outras autoridades.
 
O evento
 
Quem iniciou as falas da solenidade foi a secretária Juliana Coelho, que destacou os avanços realizados no setor da adoção, mas ainda existem muitos obstáculos a serem superados. “Ainda é uma realidade em nossas instituições, crianças esperarem por suas famílias. Nessa data chamamos a atenção, para os problemas, temos que discutir essas questões rotineiras para saná-las. À Assistência Social cabe o acolhimento dessas crianças e adolescentes e buscamos fazer isso da melhor forma possível, que elas sejam prioridade e que possamos atendê-las de forma efetiva e integral”, ressaltou.
 
Logo após, o presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, Maicom Marques de Paula, falou sobre a importância de eventos como esse na conscientização e desmistificação com relação à adoção. “A dificuldade é que, pelo perfil dessas crianças, e quanto mais velhas, não se encaixam nos padrões requeridos pelos adotantes. Por isso reunimos aqui tantas autoridades, para dar destaque a esse assunto tão importante e conscientizar as pessoas da importância da adoção, pois esse processo não se trata de um adulto ter um filho, mas sim de uma criança ter uma família”, relatou.
 
Otávio Cardoso, assessor do juiz de direito da vara da infância e juventude Cristiano de Oliveira Cesarino, falou sobre a importância da ação conjunta do órgão com outras entidades. “Esse processo é muito delicado e prevê a proteção da criança e do adolescente. Para isso, depende de uma rede de atendimento, visando que tudo ocorra da melhor forma possível. Em Divinópolis, já foram sentenciadas muitas adoções nesses 5 meses, e isso é muito significativo para o município, pois é um avanço”, disse. 
 
Durante o evento, também aconteceu a entrega do certificado “orgulho divinopolitano”, que, nesta edição, buscou homenagear entidades de apoio à adoção.


 
A representante do setor psicossocial do fórum, a psicóloga Rejane Amaral ampliou os conhecimentos de todos os presentes acerca do tema adoção com sua fala sobre os dispositivos e rituais dessa iniciativa. “A criança apenas é levada para a adoção quando todas as tentativas de integração ao núcleo familiar já foram tentadas. Quando elas são levadas, há um trabalho de acompanhamento, para que haja celeridade no processo de adoção. Já para que a pessoa adote, é preciso estar habilitada, com toda a documentação exigida, além do certificado do curso de preparação para a adoção, que traz o  compartilhamento de experiência, visando a superação dos medos e receios dos futuros adotantes”, explicou. 

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/D7HsZBRMV7Z1R7CsIyOcei

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.