Divinópolis

Semas promove reunião para avaliar Serviço Complementar ao CadÚnico em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou reunião ontem (7/7), na sede da pasta, para avaliar a execução do Serviço Complementar ao Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais.

O serviço é prestado pelo Instituto Helena Antipoff sob o termo de colaboração nº 01/2022 da Semas. A parceria permitiu a contratação de seis entrevistadores sociais, um motorista e um auxiliar administrativo para ampliar a capacidade de atendimento de famílias de baixa renda e incluí-las no cadastro. 

O Governo Federal usa o Cadastro Único como base para seleção de programas, serviços e benefícios sociais, como Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros.

A inclusão no cadastro também permite determinar a situação socioeconômica das famílias atendidas pela rede socioassistencial ou daquelas que ainda não têm acesso, mediante a coleta de informação sobre o núcleo familiar, as características do domicílio, as formas de acesso aos serviços proporcionados pelo setor público, assim como dados de cada um dos membros da família.

Como principal ator na gestão do Cadastro Único, o município deve identificar e cadastrar as famílias de baixa renda, registrar os dados na base nacional do cadastro, manter a informação atualizada e analisar possíveis inconsistências.

Além de aumentar a quantidade de profissionais nos postos fixos de cadastro, a Semas tem-se associado com a instituição para intensificar a implementação de ações descentralizadas e atendimentos domiciliares. 

Segundo dados consolidados do Ministério da Cidadania até abril de 2022, a taxa de cobertura do município é de 115 %, com 19.121 famílias cadastradas. Em junho deste ano, 6.478 pessoas foram beneficiárias do Auxílio Brasil. 

A reunião contou com participação de Anderson Cavalcante, coordenador de projetos do Instituto Helena Antipoff, e dos técnicos da Semas Eliane Alves, técnica de referência da Proteção Social Básica; Sirleia Tavares, coordenadora do Programa de Transferência e Benefícios; e Leonardo Gomes, gerente de Parcerias.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.