Divinópolis

Semed realiza evento de entrega de projetos e avanços da educação em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convida a todos para as entregas dos projetos e avanços realizados pela pasta. Os eventos serão realizados na sexta-feira (24/6).  As cerimônias fazem parte das comemorações do aniversário de 110 anos de Divinópolis.

Às 14h, haverá celebração da implementação do Projeto “Vamos Juntos” e da normatização do Centro Educacional de Apoio e Atendimento Especializado (CEAE) “Professora Maria Fernanda Azevedo”, que acontecerá na sede da instituição.

Já às 15h, o evento será realizado na sede da Semed, com a entrega do projeto Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede), da Oficina Itinerante, do Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) e também do Laboratório de Tecnologias da Informação (TI).

O objetivo dessas solenidades é entregar para Divinópolis, em comemoração ao seu aniversário, os programas e projetos da educação que fazem parte das políticas públicas para avanços no atendimento infantil, nas defasagens de aprendizagem causadas pelo período remoto, na educação especial e na formação de professores.

Essas entregas também fazem parte das celebrações do “Junho Púrpura”, mês de conhecimento e enfrentamento dos distúrbios de aprendizagem. Todos os projetos e conquistas apresentados são de grande valor para o município, principalmente para que todos os alunos recebam uma educação de qualidade.

O Ceae fica localizado na rua Tiradentes nº 361 no bairro Santa Clara. A Semed está na rua Minas Gerais nº 1474 no Centro.

Conheça os projetos apresentados

Normatização do Ceae

A institucionalização do Centro Educacional de Apoio e Atendimento Especializado como política pública, foi estabelecida pela lei nº 9.014 de 4 de abril de 2022, que dispõe sobre as normas para funcionamento do Ceae Professora Maria Fernanda de Azevedo.

A lei foi aprovada no dia 31 de março e define as atribuições da unidade escolar, a forma de atendimento, estabelece prioridades no atendimento, critérios para avaliação dos educandos, avaliação diagnóstica, dentre outros. O documento define também a estrutura de profissionais, carga horária, direção, formação de colegiados e conselhos. Dispõe sobre a competência de cada profissional, duração de atendimentos, dentre outros.

O Ceae visa o atendimento e intervenções necessárias ao processo educacional, oferece diagnóstico, apoio e atendimento especializado aos educandos com defasagens, dificuldades, transtornos ou distúrbios de aprendizagem, matriculados no ensino fundamental da rede municipal de ensino, assim como oferece apoio e orientação às famílias, ao educador e às unidades escolares de ensino regular, tendo como foco a alfabetização e o letramento, linguístico e matemático.

Projeto “Vamos Juntos”

Este projeto surge da necessidade de garantir aos educandos o direito à aprendizagem, tendo em vista as lacunas oriundas do ensino remoto. Tem como objetivo atender crianças e estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, para que desenvolvam e consolidem as habilidades essenciais que não foram alcançadas durante a suspensão das aulas presenciais. Este atendimento tem intervenção pontual e metodologia de ensino diferenciada, intermediado pela equipe do Ceae no intuito de reduzir as defasagens.

No primeiro semestre de 2022 o projeto “Vamos Juntos” foi ampliado, atendendo 17 unidades escolares e atingirá sua totalidade de atendimento ainda no segundo semestre.

Equipe Multidisciplinar Itinerante da Educação Especial (Emiede)

O projeto surgiu da necessidade de acompanhamento das crianças com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação, visando melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação, cumprir as Metas do Plano Municipal de Educação e propiciar acesso ao conhecimento durante a pandemia da covid-19.

O Emiede acompanha as 52 unidades escolares da rede municipal no atendimento à educação especial, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, para que seja garantido o acesso, permanência e continuidade dos estudantes que precisam do atendimento promovido pelas (SRM).

Algumas das atividades feitas pelo Emiede são o oferecimento do atendimento educacional especializado, promoção da acessibilidade arquitetônica e tecnológica, capacitação de educadores e formação de redes de apoio para o público-alvo da educação especial com princípios, valores e instrumentos fundamentais para a igualdade de oportunidades.

Oficina Itinerante

Em sua dinâmica, um grupo de professoras capacitadas, percorrem às unidades escolares de Educação Infantil, para desenvolver oficinas pedagógicas brincantes com os grupos de crianças. Esta organização possibilita aos professores das turmas em atividade, a garantia do tempo de planejamento pedagógico.

Promove para as crianças, experiências brincantes através de oficinas pedagógicas que contribuem com o seu desenvolvimento integral, garantindo os seis direitos de aprendizagem: conviver, expressar, explorar, conhecer-se, participar, brincar. Em 2022 as oficinas itinerantes acontecem quinzenalmente, frequência maior que em anos anteriores quando aconteciam mensalmente.

Centro de Referência da Educação Infantil (Crei)

Tem como perfil e objetivo promover formações e discussões acerca do trabalho do educador infantil, abordando as temáticas do ensino voltadas para este público. Em 2022, o CREI promove formações presenciais nas unidades escolares.

Laboratório de TI

Em 2022 a Semed modernizou o espaço de formações, oferecendo aos servidores acesso tecnológico através do Laboratório de Tecnologia da Informação. O espaço é equipado com lousa digital interativa e notebooks de última geração.

Neste laboratório, além de formações de cunho educacional de forma geral, também são oferecidas capacitações dos diversos sistemas educacionais utilizados na gestão municipal (Sonner, Educacenso, entre outros), bem como oficinas de informática para os servidores que necessitarem, conforme cronograma e demanda, promovendo o desenvolvimento tecnológico.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.