Economia

Abertura de pequenos negócios em Divinópolis continua em alta

Apesar de registrar pequena queda mensal a cidade segue crescimento nacional

O Monitoramento Econômico realizado pela CDL Divinópolis, em parceria com o Instituto Vitaltec, mostrou que do total de empresas abertas em abril de 2022, cerca de 83% eram caracterizadas por empresários individuais, 15% de sociedades limitadas e somente 0,3% eram Eireli.

Um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), identificou que apesar de um pequeno recuo registrado no primeiro trimestre de 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado, o número de empresas abertas no Brasil continuou sendo superior ao registrado em 2019 e 2020, período pré-pandemia.

Em abril, foram constituídas em Divinópolis 534 novas empresas e foram extintas 253. Contabilizando saldo de 281 novas empresas. Nesse período, observou-se uma queda na abertura de empresas em relação ao mês de março, com uma variação mensal de -15%. Pelo terceiro mês seguido houve diminuição no número de empresas fechadas na cidade, em relação ao mês de março 1,7%.

Em comparação com abril de 2021, houve uma elevação de 9% no total de empresas abertas e aumento de 15% no número de empresas fechadas. Nesta análise estão considerados todos os tipos de natureza jurídicas das empresas.

Analisando os segmentos econômicos com os maiores números de empresas constituídas na cidade, o município apresenta as mesmas características da média nacional, continua a predominância de empresas do ramo dos serviços e comércio.

As atividades com os maiores números de empresas ativas em abril foram: comércio varejista de acessórios do vestuário, cabeleireiros e manicures, confecção de vestuários, promoção de vendas e obras.

“Aos poucos estamos retomando o crescimento após um período turbulento provocado pela pandemia. O comércio segue forte, crescendo e gerando cada vez mais oportunidades de emprego e renda para Divinópolis”, avalia o presidente da CDL Divinópolis, Heider Vitor de Freitas.

Análise regional

Na análise comparativa entre as maiores cidades da região Centro-Oeste, Divinópolis se destacou por registrar o maior número de empresas abertas 534 e o maior saldo de novos negócios constituídos 281.

Itaúna registrou 136 empresas abertas e 56 fechadas, Nova Serrana 215 novos empreendimentos e 82 extintos e Para de Minas apresentou 191

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.