Cultura

Artista lançará quadrinho “A Fantasma do Mercado Municipal”

A quadrinista, Elisa Guimarães, através do Edital 001/2021, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), com o objetivo de oferecer cultura e entretenimento, realizará o lançamento do quadrinho “A Fantasma do Mercado Municipal”, na próxima quarta-feira (30/3), de forma gratuita, no site https://fantasmadomercadomunicipal.com.br/ a partir de 00h07.

Na trama, a quadrinista relata sobre a demolição da Igreja da Nossa Senhora do Rosário,  e também de seu cemitério, lugar sagrado para todos do reinado. A demolição teve como uma de suas motivações a construção do Mercado Municipal em Divinópolis.

A Capela do Rosário foi construída em 1850, na qual se reuniam para realização do reinado, celebração da fé e da cultura negra. Em 1856, a capela e o cemitério foram demolidos para dar lugar ao mercado em 1958.

Com isso, populares realizaram protestos e manifestações, principalmente ligadas ao reinado. Embora na época, a demolição tenha gerado muita revolta, atualmente, poucas pessoas têm conhecimento sobre a história da capela, que faz parte da herança cultural do município. 

Entretanto, como forma de conciliação da situação, governantes da época criaram uma réplica do local, com apenas 1/4 do seu tamanho original.

A quadrinista, Elisa Guimarães,  ressalta sobre a importância de resgatar a história da capela. “Quando eu pensei em criar o quadrinho, quis representar a cidade do divino e, fico muito feliz em saber que as pessoas ficaram tão empolgadas para prestigiar o lançamento e conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica que é o Reinado em nossa cidade”, concluiu.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.