Cultura

Colégio Roberto Carneiro convida famílias para Festa Junina 2022

Evento é um dos mais aguardados da cidade e será realizado no próximo sábado, de 9h às 18h 

O Brasil em Festa: de Dominguinhos a Luiz Gonzaga”. Com este tema tão emblemático, o Colégio Roberto Carneiro e o Maternus promovem, no dia 25/06, sábado, das 9h às 18h, sua tradicional Festa Junina 2022. Evento mais esperado da escola neste primeiro semestre, a Festa Junina será realizada na Unidade Sidil  (Av. Paraná, 1181) e contará com apresentações musicais, barraquinhas de jogos e comidas típicas e gincana entre os alunos. A festa é aberta às famílias e quem quiser participar, a escola pede 1 quilo de alimento não perecível. Estes alimentos serão doados à entidades carentes, como parte do projeto Cidadão do Mundo. A diversidade cultural é um dos atrativos do festejo junino do colégio Roberto Carneiro e do Maternus: os alunos farão apresentações de quadrilha e forró, entre outras danças; na parte gastronômica, grande variedade de comidinhas típicas da época, como churrasco, cachorro-quente, crepe suíço, pastel, milho e derivados, pipoca, maçã do amor, frutas com chocolate, pizza, churros, etc. O evento envolve desde os alunos do Maternal 1 até adolescentes do 9º ano EF, possibilitando a vivência da espiritualidade, os valores e o carisma desta festa tão tradicional.

O Brasil em festa: de Dominguinhos a Luiz Gonzaga

Antes da Idade Média, no hemisfério norte, as pessoas comemoravam a chegada do verão – no mês de junho – homenageando os deuses da natureza e da fertilidade, ao mesmo tempo em que pediam uma colheita farta. A fogueira, elemento presente nas festas tradicionais, é uma herança dessas comemorações, já que era costume fazê-las durante esses festejos. Isso acontecia porque era a altura da colheita de cereais, tal como o milho – que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina. Quem trouxe a festa junina para o Brasil foram os portugueses, no período colonial. Em Portugal, a festa junina tinha o nome de Festa Junina – possivelmente pelo fato de acontecer em junho. Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil.

Muitas tradições que acompanham essa comemoração representam os principais símbolos das festas juninas que incluem: as comidas, as danças típicas, os balões, a fogueira, as brincadeiras e as roupas. O milho é um alimento muito importante nessas comemorações e, por isso, diversas comidas típicas de festa junina levam esse ingrediente. Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca. Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente da festa, chamado de arraial. Ali é onde ficam as barraquinhas de comidas e bebidas típicas decoradas com bandeirolas juninas.

Em 2022, o colégio Roberto Carneiro e o Maternus vão celebrar a Festa Junina com muito amor, animação, entusiasmo e alegria. A ideia é recompensar esses dois anos que não foram possível “arrastar o pé e comer comida gostosa”. Como tema principal, teremos “O Brasil em festa: de Dominguinhos a Luiz Gonzaga”. Os dois são considerados ícones da cultura musical brasileira. Enquanto Luiz Gonzaga é considerado o rei do baião, Dominguinhos foi seu discípulo, sendo exímio sanfoneiro e fortemente influenciado pelo forró, baião e pelo xote.

Serviço:

Evento: Festa Junina do Colégio Roberto Carneiro

Data: 25/06 (sábado)

Horário: 9h às 18h

Local: Unidade Sidil (Av. Paraná, 1181)

Ingresso:1 kg de alimento não perecível

Informações: (37) 3222 5794

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.