Cultura

Gerdau doa 9 mil livros para 18 cidades de Minas Gerais

Acervo de 45 bibliotecas de escolas públicas foram atualizados

Em Divinópolis, cinco instituições foram contempladas. No total, as escolas receberam mil títulos.

Em média, o brasileiro lê cinco livros por ano, de acordo com a mais recente edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2020. O estudo, realizado pelo Instituto Pró Livro, detalha que aproximadamente 2,4 dessas obras são lidas apenas em parte e que o típico cidadão brasileiro lê somente 2,5 livros inteiros por ano. Outro dado interessante, destacado pela pesquisa, é que mais da metade dos leitores no Brasil lê por indicação da escola ou de professores.

Para colaborar para a evolução desses números, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, investiu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, cerca de 400 mil reais no projeto Pró-Biblioteca. O foco da ação é incentivar a leitura de crianças e jovens, com a ampliação e a atualização do acervo de 45 bibliotecas de escolas públicas em 18 cidades mineiras, totalizando 9 mil livros a serem entregues.

Em Divinópolis, foram beneficiadas as escolas municipais Sebastião Gomes Guimarães, Professor Darcy Ribeiro, Professor Paulo Freire, Professora Evelina Greco e João Epihânio Pereira. Cada uma recebeu 200 títulos literários, selecionados por meio de uma curadoria, que levou em consideração a realidade e característica de cada entidade.

“O projeto aplica de forma prática o pilar ‘educação empreendedora’, que é um dos valores essenciais da Gerdau. A companhia já participou de outras edições do Projeto Pró-Biblioteca, mas esta é a primeira vez exclusiva para Minas Gerais”,

explica Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau.

Ele complementa ainda que, “para acomodar adequadamente as novas obras, cada biblioteca está recebendo também uma estante de aço produzida pelo nosso parceiro Pão dos Pobres, de Porto Alegre (RS), outro projeto apoiado pela Gerdau”.

Foto: Assessoria Gerdau

As 45 bibliotecas contempladas no projeto estão nos seguintes municípios mineiros: Barão de Cocais (5), Bom Sucesso (2), Congonhas (3), Conselheiro Lafaiete (3), Corinto (2), Divinópolis (5), Ingaí (1), Itabirito (4), Lassance (2), Moeda (2), Olhos D’água (1), Ouro Branco (3), Ouro Preto (2), Santa Fé (1), São Bento Abade (1), Sete Lagoas (4), Urucuia (2) e Várzea da Palma (2).

Sobre a Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Fonte
Assessoria Gerdau
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.