Cultura

Missa Conga será celebrada neste domingo em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em conjunto com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis (CongaDiv), realizará neste domingo (15/5), às 13h30, a Missa Conga no Santuário de Santo Antônio.

A celebração será presidida pelo Frei Leonardo, um dos maiores incentivadores do reinado. A missa marca o início das festividades no município.
 
A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil. A leitura da Lei Imperial é realizada pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, estas são removidas, e o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.
 
A coordenadora de Cultura Popular, Thaís Emília, explicou a importância da missa para as celebrações de Reinado no município. “A missa conga é um importante movimento de valorização do Reinado. A celebração abre o ciclo do Rosário, período onde se iniciam as Festas de Reinado em Divinópolis, que se estenderão até o final do mês de outubro”, contou.
 
Logo após a celebração, será servido o Café de São Benedito para os reinadeiros participantes.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.