Cultura

Museu Mineiro recebe a exposição temporária “Quando”

“Quando” é um coletivo que promove o encontro entre diferentes artistas e mulheres com trajetória de vida nas ruas que transitam pelo abrigo Maria Maria, situado no bairro da Lagoinha, em Belo Horizonte.

Está aberta a visitações, no Museu Mineiro, a exposição temporária “Quando”. A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até 1º de maior e apresenta obras produzidas pelo coletivo, composto por artistas e mulheres cis e transgênero que transitam pelo abrigo Maria Maria, casa de acolhimento à população de rua em sistema de moradia temporária subsidiada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Os trabalhos da exposição são frutos de laboratórios de arte realizados pelo coletivo desde 2018 e incluem diário de bordo, derivas pela cidade, arte têxtil, práticas de colagem, desenho, pintura, vídeo, dentre outras ações multidisciplinares que servem como suportes para o compartilhamento de memórias, narrativas, sonhos.

A exposição busca refletir sobre os espaços identitários, tanto individuais quanto coletivos, a relação com o território, a ideia que se tem de lar quando não se tem um, memórias afetivas da cidade em que se habita, estados de ser e perceber o mundo e o “quando” enquanto questão em seu sentido de circunstância, situação, tempo, uma ocasião temporal que não se sabe ao certo definir, nem se é do campo do desejo, da vontade, do sonho, ou se é da ação, do chamado: “quando vamos ter vez?”, “quando vamos ter casa?” “quando vamos ter emprego”, “quando vão nos escutar, “quando vão nos perceber?”

Coexistir através de práticas que não exigem aptidões prévias faz parte da filosofia do coletivo “Quando”, criado pelos artistas Matheus Couto, Dulce Couto e Chris Tigra. “Atuamos com o imprevisível, nosso grupo se forma quando acontece o encontro com as mulheres do abrigo e nunca sabemos como vai ser, quem vai estar, quem vai querer participar, é tudo na base da situação do momento, como é o próprio fluxo da vida de quem transita por instituições de acolhimento à população de rua” explica Matheus. “No meio disso, convidamos outros artistas e agentes culturais pra chegar junto, atuar com essas práticas coletivas que tem o espírito mais livre, baseado na troca entre todo mundo”, completa.

Integra ainda a programação da exposição duas oficinas com foco no público com trajetória de vida nas ruas da cidade:

Oficina Maquiagem para Pele Negra | com Indianara Araújo 01/04/2022 | 14-17hrs

Oficina Do Lixo ao Luxo – Upcycling | com Dyony Moura 08/04/2022 | 14-17hrs

Coletivo Quando

Desde 2018 o coletivo desenvolve de forma independente atividades que já resultaram em obras exibidas em festivais de cinema e exposições de arte, fruto das atividades que colocam os processos criativos em evidência, a arte como suporte para o compartilhamento de narrativas reais. Costura, colagem, fotografia, vídeo, desenho, pintura, cartografias afetivas, os suportes utilizados são plurais, a ideia do coletivo é trabalhar sem contornos definidos.

Atualmente, o coletivo “Quando” é conduzido pelos artistas Matheus Couto, Chris Tigra, Dulce Couto, Rafaela Ianni e Carla Onodera.

Abrigo Maria Maria
O Maria Maria é uma unidade de acolhimento em espaço de moradia temporária para mulheres maiores de 18 anos em estado de abandono, situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados e sem condições de moradia e autossustentação. Acolhe em espaço de moradia temporária, mulheres em situação de vida nas ruas, possibilitando a reorganização e o planejamento de vida, visando a saída definitiva das ruas.

Serviço:
Exposição Quando
Período expositivo: até 1º de maio
Endereço: Av. João Pinheiro, 342 – Centro – BH/MG
Horário de Funcionamento: Terça a Sexta, das 12h às 19h | Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.