Cultura

Projeto Ágora é sucesso no Colégio Roberto Carneiro

O ano letivo de 2022 está a todo o vapor e vários projetos pedagógicos do Colégio Roberto Carneiro já estão sendo articulados e alguns deles, inclusive, finalizados com êxito. Com projetos já reconhecidos na cidade, como a MiniOnu, o Cidadão do Mundo e o ROCA, entre outros, a escola concluiu, recentemente, Projeto Ágora, organizado pelos alunos dos 6º aos 9º anos do EF2, acompanhados pelos professores e Coordenação Pedagógica.

Tendo em vista a necessidade do desenvolvimento crítico, houve a premência da criação de um projeto em que os alunos pudessem debater sobre questões importantes no âmbito nacional. Sendo assim, o projeto Ágora tem como principal objetivo fazer com que os alunos construam sua própria opinião com base em conceitos bem fundamentados, além de averiguar todas as informações coletadas, defender seus pontos de vista e, por fim, manifestar estes pontos de vista na sociedade.

Mas como funcionou o projeto? Os alunos foram divididos em comissões a sua escolha. Cada comissão abordou um tema diferente, todos eles de alta relevância para a sociedade. O tempo dentro da comissão foi dividido em três sessões, sendo elas respectivamente para: 1) estudo aprofundado do tema escolhido; 2) debates internos sobre causas e conseqüências e, por último; 3) apresentação de propostas de soluções e intervenções diretas.  

Moções que estimulam a busca de soluções

Visando uma maior organização dos debates, foi elaborada uma lista inicial de questões e moções. Os tipos de questões são quatro: questão de dúvida, questão de ordem, questão de privilégio pessoal e questão de informação. Como as questões, as moções, na maioria dos casos, devem ser apresentadas entre o discurso dos delegados, após questionamento da Mesa. Sua aprovação ou não também foi alvo do julgamento da Mesa. Depois de aceita, a moção foi posta em votação. Toda moção precisa de maioria simples, isto é, 50% mais um voto para ser aprovada. Participam do Projeto Ágora os os alunos do Ensino Fundamental 2 do Roberto Carneiro (6º aos 9º anos).

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EvnrCTxBrD4BH8r2iZerj1

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.