Artigos

ENTENDENDO O RH EM 7 PERGUNTAS

Por Marcos Fábio G. Ferreira

Essa semana abordo um tema sempre em evidência nas empresas que é o RH. Farei isso em cima das perguntas que mais ouço, para dar um tom mais dinâmico e prático a vocês, leitores.

  1. Qual é ou deveria ser o principal propósito do RH nas empresas?

A maioria das pessoas confundem o propósito do RH com as funções de RH. Fazer recrutamento, seleção e treinamento, por exemplo, é uma tarefa importante do RH, mas, não é esse o seu maior objetivo. Para descobrir o principal propósito do RH, a pergunta que precisa ser feita é: por que o RH faz recrutamento, seleção e treinamento? Queremos boas pessoas e que, quando admitidas e treinadas poderão compreender melhor a empresa. Compreendendo melhor, será mais fácil para o RH alinhar as pessoas aos objetivos do negócio, que é a verdadeira entrega que se espera desse setor.

  • Quais são os nomes dados ao setor de RH nas empresas?

Departamento pessoal; recursos humanos; gestão de talentos; gestão de gente; gestão de pessoas; são nomes bastante usuais.

Leia mais
  • Qual a diferença entre esses nomes?

Tirando o Departamento pessoal que se dedica à parte contábil/administrativa, os demais nomes se referem ao setor de RH. O que precisa ficar claro é que, independentemente do nome, ele precisa planejar, organizar, dirigir, executar e controlar ações e iniciativas que levem ao alinhamento das pessoas ao negócio.

  • Por que raramente encontramos pessoas do RH em reuniões de diretoria?

Temos alguns fatores que justificam isso. Dentre eles, destaco 2 fatores principais:

  1. Os gestores de RH, em sua maioria, não entendem de gestão de negócio: os gestores de Rh não conhecem de finanças, produção e comercial de forma a se impor e a conversar de igual para igual com os proprietários e diretores. Um fator que colabora para isso é o fato cultural dos profissionais de RH, muitas vezes, serem ligados à psicologia e que, infelizmente, não possui na grade curricular do curso disciplinas ligadas à essa gestão de negócios.
  2. O RH sempre foi visto como uma área meio e não uma área fim: como a área é vista como aquela que cuida de recrutamento, seleção e treinamento, ou mesmo, de dar assistência a funcionários, isso, na visão errônea de muitos, nada tem a ver com a estratégia do negócio.
  3. Qual ou quais são os conhecimentos que o profissional de RH deve possuir para a área deixar de ser vista como uma área meio?

Além dos conhecimentos ligados ao RH Básico, Intermediário e Avançado, é fundamental que o profissional conheça finanças, comercial e operações (compras, estoque, logística, produção) em nível de compreensão crítica que lhe permita conversar de igual para igual com os demais gestores da empresa, a fim de poderem realmente planejar o seu setor de acordo com o resultado esperado pela empresa.

  • Mas esses conhecimentos não competem aos executivos ou aos donos do negócio?

Isso mesmo! Ter visão de executivo ou de dono é um fator preponderante para se pensar boas soluções de gestão de pessoas pra o negócio. Não compreender isso é tão grave quanto o dono de um restaurante pensar que basta saber fazer comida para o negócio dar certo.

  • Se o objetivo do RH é alinhar as pessoas aos objetivos do negócio, então ele deve exercer o papel da liderança nas empresas?

Não! Jamais! A liderança começa pelo topo, pelo executivo do negócio, quer seja ele contratado ou o proprietário, quer seja a empresa pequena ou grande. O papel do RH é pensar em soluções de gestão de pessoas que vão auxiliar as lideranças instituídas pelos cargos a manterem as pessoas alinhadas ao negócio, fornecendo-lhes conhecimento, ferramentas e políticas.

Bom fim de semana a todos!

#ESTRATEGIA#RH#GESTAODEPESSOAS

*Marcos Fábio é consultor de empresas, empresário e conselheiro de administração com 22 anos de mercado. É colunista do portal G37 e escreve temas ligados ao mundo corporativo.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.