Esportes

Volume de novos seguidores em mídias sociais de clubes de futebol é o maior dos últimos 6 anos

Após retomada do calendário regular dos campeonatos de futebol, o primeiro semestre de 2022 registra cerca de 16 milhões de inscrições nas redes dos clubes brasileiros, o melhor resultado para o período de toda a série histórica

  • Flamengo bate a marca inédita de 47 milhões de inscrições e lidera o crescimento no semestre com 2,7 milhões de novas inscrições.
  • Corinthians registrou o segundo melhor desempenho no último mês e o terceiro maior resultado do primeiro semestre com 1,7 milhão de novos inscritos;
  • Palmeiras continua liderando o crescimento no YouTube e registra o terceiro melhor resultado do mês. No primeiro semestre clube somou 1,2 milhão de inscrições;
  • São Paulo obteve o quarto melhor resultado do último mês e figurou o quinto lugar em crescimento do primeiro semestre;
  • O Ceará fecha o TOP 5 e lidera em crescimento no Facebook durante o mês de junho;
  • O Vasco se destacou durante o primeiro semestre de 2022 ao registrar o segundo maior crescimento para o período com 2,5 milhões de inscrições.


São Paulo, 06 de julho de 2022 – Na edição deste mês, o IBOPE Repucom destaca o desempenho do 1° semestre de 2022 em volume de novos inscritos nas redes oficiais dos 50 clubes brasileiros de futebol, o maior de toda a série histórica desde 2017. O volume de novos inscritos nas plataformas oficiais dos clubes no primeiro semestre de 2022 foi 31% maior que no primeiro semestre de 2021, possível reflexo da retomada do calendário regular de competições. De janeiro a junho foram registrados 15,6 milhões de novas inscrições nos perfis oficiais dos clubes.


Os cinco clubes brasileiros que mais se destacaram na conquista de novas inscrições de janeiro a junho de 2022, foram: Flamengo (2,8 milhões de inscrições), Vasco (2,5 milhões), Corinthians (1,7 milhão), Palmeiras (1,1 milhão) e São Paulo (860 mil). Juntos, estes representam 58% do total de novas inscrições entre os clubes nacionais no período.

Durante o mês de junho, os 50 clubes considerados no estudo acumularam pouco mais de 2 milhões de seguidores durante o mês de junho/2022. Os 5 clubes que se destacaram no crescimento mensal de maio foram: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Ceará. Juntos, foram responsáveis por 1,3 milhão de inscrições, ou 59% do total entre todos os 50 clubes no período.

Flamengo bate a marca inédita de 47 milhões de inscrições e se mantém na liderança do ranking ao registrar 443 mil novos inscrições no último mês. O clube também lidera em crescimento em duas das cinco plataformas, Instagram com (237 mil novas inscrições) e Twitter (96 mil), e divide a liderança com Corinthians e Palmeiras no TikTok.  No primeiro semestre de 2022, o “rubro-negro” também liderou em crescimento ao conquistar 2,7 milhões de novas inscrições, 17% do total entre todos os clubes. Com isso, o clube liderou o crescimento mensal em por cinco oportunidades em 2022, com exceção apenas do mês de abril, quando o Vasco alcançou o melhor resultado mensal devido ao sucesso dos posts com o influenciador “Luva de Pedreiro”.


Corinthians obteve o segundo melhor resultado do último mês ao registrar 370 mil novas inscrições na somatória de suas redes oficiais, com destaque no Instagram, plataforma na qual o clube obteve maior desempenho somando 187 mil novas inscrições. No TikTok, o Corinthians esteve entre os clubes que mais registrou novas inscrições ao somar 100 mil novos inscritos. O “Timão” registrou 1,7 milhão de novas inscrições no primeiro semestre de 2022, ou 11% do total entre todos os clubes. Durante o primeiro semestre, a maior parte do resultado corintiano foi através de sua conta no Instagram, contabilizando 984 mil novas inscrições no período.


Palmeiras fecha o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do último mês. Foram 213 mil novas inscrições no acumulado de suas redes oficiais, com destaque no YouTube, plataforma na qual o “Alviverde” liderou em crescimento. Além disso, o clube obteve o quarto melhor resultado do semestre, foram 1,1 milhão, ou 8% do total entre os clubes, de novos inscritos na somatória de todas as suas plataformas.


São Paulo figura na quarta posição do ranking mensal ao registrar 132 mil novas inscrições na soma de suas plataformas. No primeiro semestre de 2022, o “Tricolor Paulista” contabilizou 857 mil novas inscrições, ou 5% do total entre os clubes, no acumulado de suas redes oficiais.


Ceará registra o quinto maior desempenho do mês de junho, contabilizando 109 mil novas adesões em suas plataformas. Parte desse resultado deve-se ao TikTok, plataforma na qual o clube obteve o terceiro melhor desempenho (34 mil novas inscrições) e o Facebook onde o Ceará liderou o crescimento registrando 33 mil novas inscrições.


Vasco conquistou o segundo melhor resultado do semestre ao conquistar 2,5 milhões de novas inscrições nos acumulados de suas plataformas. O fenômeno “Luva de Pedreiro” impulsionou as redes sociais do clube em abril/2022, o que o fez ganhar três posições no ranking geral e agora estar entre os cinco maiores clubes em volume de inscrições.


Outros destaques:

Red Bull Bragantino subiu duas posições e registrou 17 mil novas inscrições durante o último mês.
Botafogo- SP repetiu seu ganho do mês passado conquistando mais uma posição no ranking.
E, para finalizar, o Brasil de Pelotas também se destacou ao registrar seu maior ganho do ano, além de ganhar uma posição no ranking. O clube conquistou 23 mil novas inscrições no acumulado de suas redes oficiais.

Fonte: AD Comunicação e Marketing

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.