Minas Gerais

Arsae-MG lança programa sobre uso da água e importância da regulação em parceria com a Secretaria de Educação. 

Programa irá contemplar 57 municípios e 221 escolas estaduais; lançamento será no dia Mundial da Água, 22/03.

Com o objetivo de sensibilizar estudantes e profissionais da educação sobre as temáticas de saneamento, meio ambiente e regulação, a Arsae-MG lança na próxima terça-feira, 22/03, o Programa Regar (Regular e Educar), no canal da Agência no Youtube, às 10h. 

O Programa surgiu por iniciativa da Arsae-MG a fim de disseminar informações e exercer um dos pilares do controle social. Para isso, a Agência buscou parceira com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com o intuito de aproveitar a sinergia entre o conhecimento técnico sobre o saneamento da Arsae-MG e a capacidade de execução do programa nas escolas estaduais de Minas e juntamente com conhecimento pedagógico da SEE-MG.  Para o diretor da Agência, Stefani Ferreira de Matos, a educação é fundamental, pois ao ter acesso ao conhecimento a população passa a compreender melhor um serviço tão importante e é estimulada a refletir sobre consumo de água, sobre como é realizado o cálculo das tarifas, por exemplo, e assim pode exigir a melhoria do serviço. “Além de gerar mais engajamento e participação da população usuária com as decisões acerca dos serviços de saneamento”, afirma. 

A superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Esther Augusta Nunes Barbosa, destaca que a educação tem uma capilaridade muito grande na promoção de ações que visam a melhorias sociais e ambientais. “Nosso público é muito amplo e diverso, várias faixas etárias, crianças, adolescentes, jovens e adultos que levam para o seu ambiente familiar todo aprendizado que recebe na escola”, explica.  

O Regar irá realizar, anualmente, um ciclo de atividades nas escolas estaduais. Neste ano de 2022 serão três momentos:   capacitação dos profissionais da educação, realização das atividades nas escolas, pelos profissionais capacitados e encaminhamentos para fechamento do ciclo do primeiro ano.     

O lançamento do Programa será no dia Mundial da Água, uma data importante para a reflexão sobre a importância de preservar os recursos hídricos. Ainda de acordo com Esther, a parceria tem como princípio a transversalidade da temática da educação ambiental com foco nos recursos hídricos. “A proposta desenvolve ações concretas que abordam a preservação e valorização das águas e a importância da regulação do seu uso”.   

Serão beneficiadas neste primeiro ano as Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto, Pará de Minas, Nova Era e Sete Lagoas, contemplando 57 municípios e 221 escolas estaduais, localizadas nas bacias hidrográficas do Rio São Francisco e Rio Doce. No segundo ano, haverá expansão para mais seis regionais: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova, levando conhecimento para de mais de 105 mil alunos. Ao longo da parceria, a abrangência de atuação será gradativamente ampliada.   

A abertura do evento contará com participação do diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, e da Superintendente de Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Esther Augusta Nunes Barbosa. Haverá palestra sobre controle social, educação e saneamento e sobre o Programa e suas etapas. A Arsae-MG irá disponibilizar links para inscrições nas capacitações e envio de certificado. 

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.