Minas Gerais

Evento internacional reforça cultura de transparência, integridade e enfrentamento à corrupção

Promovida pelo Governo do Estado, primeira edição da Semana de Controle Interno apresenta práticas bem-sucedidas e tendências mundiais.

Governo de Minas Gerais promove, no período de 16 a 20/5, a  1ª Semana Internacional de Controle Interno. O evento, organizado pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE), vai reunir os maiores especialistas em controle interno nacionais e internacionais. A ação é gratuita e tem como objetivo discutir práticas bem-sucedidas e tendências mundiais nessa área. 

A Semana Internacional de Controle Interno entra para a agenda oficial de eventos do Estado para reforçar a cultura de transparência, integridade e enfrentamento à corrupção que vem sendo desenvolvida ao longo dos últimos três anos em Minas. Ainda nesse contexto, o evento comemora o mês de conscientização da Auditoria Interna, os dez anos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e os cinco anos do Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI). 

Serão cinco dias com palestras, abertas para servidores e sociedade no canal da CGE no Youtube. Assuntos como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei de Acesso à Informação (LAI) enfrentamento à corrupção, compliance, transparência, correição e integridade público x privada estão na programação.

Clique aqui para conferir a programação completa.


Além do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, participam da abertura do evento os representantes do controle interno mineiro –  o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa.

Minas é referência

De acordo com o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, “o Plano Mineiro de Promoção da Integridade (PMPI) foi uma das primeiras demonstrações de que Minas iria capitanear, no país, uma onda de intensas transformações positivas em prol da integridade”. Por meio deste instrumento, a CGE oferece diretrizes e apoio técnico para incentivar a adoção de práticas de prevenção e enfrentamento à corrupção e de fortalecimento da conduta ética no setor público e privado. 

Um dos resultados do desenvolvimento e implantação do PMPI é o fato de o Estado de Minas Gerais ter conquistado, em 2021, o 1º lugar na Escala Brasil Transparente, ranking organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU).  Além disso, 87% dos órgãos e entidades do Estado possuem ou estão desenvolvendo seus próprios Planos de Integridade.

“As ações são monitoradas pelo SisPMPI, sistema desenvolvido pela CGE que acompanha a formulação, a execução, o monitoramento e a avaliação dos Planos de Integridade. Lançamos, ainda, o programa ‘Integridade é o negócio’, que visa fortalecer a integridade no ambiente de negócios mineiro e nas parcerias público-privado”, ressalta Fontenelle.  

Serviço

1ª Semana Internacional de Controle Interno

Data: 16 a 20/5/2022 

Local: Auditório JK – Cidade Administrativa de MG

Transmissão: canal da CGE no Youtube 

Apoio: ​​O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig)

Fonte: Agência Minas.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JEF0r6T7bCI9Szd7ruFmuE

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.