Minas Gerais

Minas Gerais amplia cobertura de telefonia móvel e internet no interior

O Governo de Minas ampliou o programa Alô, Minas!, que leva cobertura de telefonia móvel e internet a localidades mineiras que não possuem acesso, a três novos distritos. Por meio de uma chamada de vídeo com um morador local, o governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (28/6), o início da implantação do programa no distrito de Carneiros, em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas. Cerca de 1,5 mil pessoas serão beneficiadas com o sinal ativado junto à operadora de telefonia.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e faz parte do projeto estratégico do Governo de Minas “Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos”. O objetivo é levar telefonia móvel e internet a 155 localidades e distritos mineiros.

O governador Romeu Zema participou do lançamento a distância, por meio de chamada telefônica de vídeo com um morador do distrito. “Fico muito satisfeito de levar esse serviço para a população local, fazendo com que os moradores tenham condições de se comunicar a qualquer momento com qualidade, tenham acesso à educação de forma mais adequada, entre outras possibilidades”, afirmou.

Jefferson Silva, morador que conversou com o governador Romeu Zema por chamada de vídeo, já utilizando sinal do distrito, celebrou a ativação da antena. “Sem a comunicação o povo não tem vida. Ficamos gratos com este benefício que o Governo de Minas está disponibilizando para a nossa comunidade. Esperamos que essa tecnologia possa ajudar ainda mais os alunos de Carneiros, com um acesso melhor à educação”, disse.

Ativações

No mês de maio, o Governo de Minas deu início às cinco primeiras ativações do Programa. Foram contemplados com cobertura móvel com tecnologia 4G os distritos Vieiras Bravos, do município de Candeias, Vila Formosa de Minas, do município de Rio do Prado, Santa Cruz de Alves, do município de Congonhas do Norte, Biguatinga, do município de São Pedro da União, a localidade de Cachoeira do Aranã, do município de Frei Gaspar, a localidade de Mayrink, no município de Carlos Chagas, e a localidade de Ilha, no município de Arcos.

Neste mês, o Alô, Minas! ativou, também, a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país, na localidade de Parque das Árvores, município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro. A localidade é a primeira zona rural brasileira a contar com cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet. 

Até o início de 2023, está prevista a ativação de sinal em mais cem localidades. “O acesso à conectividade garante uma amplitude de oportunidades para os cidadãos, sejam elas de comunicação, negócios, educação ou acesso a serviços públicos disponíveis na internet, como no aplicativo do Governo de Minas, MG App. A ativação dessas antenas representa um marco no desenvolvimento do estado, permitindo uma variedade de possibilidades ainda a serem exploradas, como, por exemplo, na telemedicina e no setor agrícola”, destacou a gestora técnica do Alô, Minas!, Izabela Rodrigues.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HNKrVzu3YVh4MmiMDU2H4h

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.