Minas Gerais

MPF recomenda que Vale reative transporte de passageiros no trecho Belo Horizonte a Cariacica em até 60 dias

Operação foi interrompida em janeiro deste ano devido à queda de um talude no km 493

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à empresa Vale S.A., concessionária da Estrada de Ferro Vitória-Minas, que, no prazo de 60 dias, retome a operação diária de transporte de passageiros, nos dois sentidos, no trecho Belo Horizonte (MG) a Cariacica (ES).

De acordo com o MPF, o transporte ferroviário de passageiros nesse trecho foi interrompido em janeiro deste ano devido à queda de um talude no km 493 em decorrência das fortes chuvas que caíram em Minas Gerais naquela época do ano. Em reunião no último dia 14 de junho, representantes da empresa afirmaram que as obras para limpeza e restauração da área estarão concluídas no próximo mês de setembro.

“Assim, é indispensável que a concessionária já preveja a retomada do transporte de passageiros pela linha ferroviária, como alternativa mais segura e econômica ao trânsito rodoviário pela BR-381”, afirma o procurador da República Fernando de Almeida Martins.

A recomendação lembra que o transporte de passageiros é um serviço público de caráter essencial, o que inclusive teria pesado “fortemente” na decisão governamental de aditivar o contrato para a renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/ByrDZgDqXfmCYNaLCj1m4y

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.