Minas Gerais

MPMG instaura Inquérito Civil devido ao acionamento de sirenes de barragem de mineração em Itabirito

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou o Inquérito Civil nº 0319.22.000183-2 com a finalidade de apurar as ocorrências e repercussões do acionamento de sirenes de alerta de emergência situadas no empreendimento Jaguar Mining Inc.

Segundo informações, no dia 10 deste mês, foi acionado o sistema automático de alerta referente à barragem de rejeitos do empreendimento de mineração situado no município de Itabirito. Entretanto, não há informações sobre rompimento ou sobre outro sinistro envolvendo a estrutura.

Foram requisitados dados e informações ao empreendedor acerca das condições da barragem, e, também, sobre o sistema automatizado de alerta, além de diligências e relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Nessa quinta-feira, dia 14 de julho, uma equipe do MPMG se deslocou à área para verificação das condições de implementação do Plano de Ação de Emergência da barragem de rejeitos, para a elaboração de relatório e providências pertinentes.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.