Minas Gerais

Operação Escaravelho combate furto de fios de cobre em Varginha

A Operação Escaravelho foi deflagrada na manhã de hoje, em Varginha, tendo como alvo a fiscalização tributária de empresas e pessoas físicas que atuam no ramo de metais e sucatas na cidade, além do cumprimento de mandados de prisão. A Operação Escaravelho é resultado de uma força-tarefa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária de Varginha (Caoet VAR), Receita Estadual, Polícia Militar e Polícia Civil, órgãos que compõem a regional do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos(Cira), em Varginha.

Diante do aumento de número de furtos de fios de cobre no Município de Varginha, que no ano de 2022 representou cerca de 30% das respectivas ocorrências policiais, traduzindo um verdadeiro problema social que atinge a prestação de serviços públicos em postos de saúde, hospitais, escolas, fornecimento de água e energia elétrica, além de problemas no trânsito e o prejuízo causado ao patrimônio de particulares, as instituições envolvidas na Força-Tarefa deflagraram a Operação Escaravelho para enfrentamento desse problema em diversas frentes.

VARGINHA_NOTICIA_01op_escaravelho_IIMG-20220630-WA0029.jpg

Onze empresas estão sendo fiscalizadas administrativamente pela Receita Estadual de Varginha, cujo foco é analisar possíveis irregularidades tributárias. A Polícia Militar, além de apoiar o trabalho dos fiscais da Receita Estadual, cumpre 4 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário de Varginha em locais em que a atividade de comércio de sucata é desenvolvida de forma clandestina, contando com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal e Setor de Posturas do Município de Varginha. A Polícia Civil, além de apoiar o trabalho dos fiscais da Receita Estadual, cumpre oito mandados de prisão preventiva contra pessoas dedicadas à prática incessante de furtos de fio de cobre, além de ordens judiciais de suspensão de atividades econômicas impostas para determinadas empresas que foram expedidas pelo Poder Judiciário de Varginha.

VARGINHA_NOTICIA02op_escaravelho_IIMG-20220630-WA0028 _1_.jpg

A Operação Escaravelho conta com a participação de 12 servidores da Receita Estadual, 25 policiais militares, dois delegados, 10 servidores da Polícia Civil, dois promotores de Justiça, dois servidores do Ministério Público, além do apoio de quatro servidores do Setor de Vigilância Sanitária e quatro servidores do Setor de Postura de Varginha.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.