Polícia

Candidatos prestam concurso para carreiras administrativas da PCMG

Cerca de 22 mil inscritos no concurso da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), para os cargos de Analista e de Técnico Assistente, realizaram provas de conhecimento objetivo, neste domingo (5/6), em Belo Horizonte. O concurso é executado pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), com apoio da Academia de Polícia Civil (Acadepol).

As provas foram aplicadas em 20 unidades de ensino da capital, sendo mobilizados policiais civis e servidores administrativos da PCMG em toda a cidade para acompanhar a execução das provas (interna e externamente); prestação de suporte médico e de enfermagem; serviço datiloscópico; e em atividades de inteligência e operacional.

Na ocasião, os candidatos tiveram até quatro horas para realizar a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Analistas

Pela manhã, os candidatos para o edital de Analista responderam a 60 questões de múltipla referentes às disciplinas de Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Legislação Específica, Noções Básicas de Segurança Pública e Criminologia, Noções de Informática, além de Conteúdo Específico (conforme escolha no momento da inscrição).

Os aspirantes ao cargo concorrem a 51 vagas nas áreas de Apoio à Gestão, Apoio à Infraestrutura, Comunicação e Informação, Medicina (especializações em Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia, Psiquiatria e Medicina do Trabalho), Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.

O engenheiro civil Odilon Gomes Júnior, de 31 anos, nasceu em Minas Gerais, mas, atualmente, mora em Cuiabá, no Mato Grosso. O candidato percorreu mais de 1500 quilômetros na expectativa de ingressar nos quadros da PCMG. “É um desejo fazer parte e colaborar com essa instituição, que é de grande importância para o nosso estado de Minas Gerais”, exaltou.

A candidata Nathália Adriane Amorin, de 29 anos, trabalha há mais de 8 anos como técnica assistente da PCMG, mas decidiu tentar uma vaga na área de formação dela. “Fiz a prova para continuar crescendo na Polícia, agora, para trabalhar na minha área, de psicologia”, pontuou.

Já o servidor municipal de Taiobeiras, Norte de Minas, Jairo César da Silva, 28 anos, contou que foi cedido pela administração local para prestar auxílio na delegacia da cidade, período em que se apaixonou pela instituição. “Tenho uma admiração tamanha pela Polícia Civil, o que me instigou ainda mais a tentar esse concurso. Quero muito fazer parte da instituição”, ressaltou.

Técnico Assistente

No período da tarde, foi a vez dos candidatos às vagas para Técnico Assistente. A prova objetiva, também com 60 questões, foi dividida nas disciplinas de Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Legislação Específica, Noções de Informática, além de Conteúdo Específico (conforme escolha no momento da inscrição).

Os candidatos disputam 114 vagas, distribuídas nas áreas de Apoio Administrativo, Auxiliar de Perícia, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Mecânica e Técnico em Segurança do Trabalho.

“Sempre fui apaixonada pela área da perícia, por isso resolvi fazer o concurso”, afirma Leandra Lourenço, de 23 anos, técnica em análises clínicas e aspirante à área de Auxiliar de Perícia da PCMG.

Já o jovem Victor Tannure, de 17 anos, veio de Sete Lagoas inspirado por um exemplo familiar. “O principal motivo para eu fazer essa prova é porque meu avô era perito. Queria tentar seguir um pouco os passos dele”, contou.

Missão cumprida

A diretora da Acadepol, delegada Cinara Maria Moreira Liberal, agradeceu a participação dos candidatos e destacou a organização da instituição nos trabalhos de suporte. “Várias equipes da Polícia Civil acompanharam todos os trabalhos, e tudo transcorreu com a maior normalidade”, ressaltou a delegada, que ainda deixou um recado para os candidatos: “Esperamos em breve poder contar com vocês no efetivo funcional da Polícia Civil”.

O gabarito e o caderno com as questões das provas objetivas estarão disponíveis nos endereços eletrônicos da Acadepol (acadepol.policiacivil.mg.gov.br) e da Fumarc (www.fumarc.com.br) em até três dias úteis após a realização do concurso. O material também estará fixado no hall principal da sede da Acadepol.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.