Minas Gerais

Instituições de Justiça e Governo de Minas inauguram placa em homenagem às 272 vítimas de Brumadinho

Obras e projetos feitos com recursos do acordo judicial de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale passarão a contar com mesmo modelo de placa em memória às vítimas

As instituições de Justiça que atuam no caso Brumadinho – Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) e Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DP/MG) – junto com o Governo de Minas Gerais inauguraram nesta terça-feira (16) uma placa em homenagem às 272 vítimas desastre causado pelo rompimento da barragem B-I, da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em Brumadinho (MG) no dia 25 de janeiro de 2019. O evento de descerramento foi realizado na Academia de Bombeiros Militar (ABM) em Belo Horizonte (MG) e contou com a presença de autoridades estaduais e de familiares das vítimas.

A primeira placa com a homenagem, inaugurada no evento, será instalada na ABM. Uma segunda será colocada no Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais. A homenagem traz o nome de todas as 272 pessoas que morreram por conta do rompimento da barragem.

Após o descerramento da placa, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais executou o toque de silêncio em homenagem às vítimas. Também participaram do ato 20 integrantes e a presidente da Associação dos Familiares de Vítimas do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum).

Outras placas do mesmo modelo serão afixadas em obras e projetos realizados com recursos do acordo judicial de Brumadinho. O acordo celebrado visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Monumento – De acordo com o Governo de Minas, em breve terão início as obras do monumento “Bruma Leve”, que ficará em frente ao Prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa. O projeto prevê 272 peças com a forma de perfis humanos em diferentes posições, cada uma representando uma das vidas perdidas na tragédia, com placas identificando os nomes dessas vítimas. A expectativa é que as obras sejam concluídas ainda em 2024.

Fonte: MPF

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.