Minas Gerais

Vereadores de Pitangui querem fechamento de estação de tratamento de esgoto

Na contramão da preservação ambiental e da determinação do Marco do Saneamento que estabelece que até 2033 todos os municípios brasileiros terão que ter água, esgoto e resíduos sólidos tratados, os vereadores Moisés dos Santos e Heleno Sandro Severino estão pedindo o fechamento da ETE de Pitangui.

Moisés dos Santos também é presidente do Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento, entidade validou a construção da ETE para despoluir o córrego Lava-Pés que corta o município, alega que a Estação que ainda está em fase de ajustes, está gerando mal cheiro nos bairros próximos à construção.Segundo engenheiros da prefeitura, a ETE do Morada do Sol devido ao curto período de maturação, pode apresentar um odor mais acentuado, porém esse desconforto é momentâneo e, logo, a atividade será normalizada para que a estrutura funcione com toda capacidade, tratando até 90% do esgoto que é despejado no córrego Lava-Pés, beneficiando diretamente, cerca de 2 mil pessoas e contribuindo para a preservação do meio ambiente.               “A falta de saneamento básico, infelizmente, é a realidade de vários municípios e causa poluição, degradação, doenças e impactos ambientais. Por isso, a construção das estações de tratamento é a solução para minimizar esses problemas. Depois de construída, toda ETE passa por um período de maturação, o que é normal, para o completo tratamento dos efluentes. Até a estabilização da estrutura, alguns contratempos, como a questão do cheiro acentuado, podem ocorrer. Isso é momentâneo e, uma vez estabilizada, a ETE oferece um tratamento eficaz sem problemas para população e ganhos significativos nas questões ambientais”, pontua Andréa Valadão – consultora ambiental.Benefícios para toda regiãoOs benefícios gerados pela ETE do Morada do Sol não são apenas para Pitangui e já auxiliam na despoluição do Rio Pará, uma vez que córrego Lava-Pés deságua nesse rio. Segundo Marisa Maria de Oliveira, membro efetiva do Conselho Municipal de Saneamento, a ETE é “uma das ações mais importantes do Conselho e o projeto é extremamente necessário, não só para o bairro Morada do Sol, mas pra toda Pitangui e também para as cidades vizinhas que sofrem com a degradação ambiental, gerada pelo lançamento de esgoto nos cursos d´água”.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/D7HsZBRMV7Z1R7CsIyOcei

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.