Minas Gerais

Movimento sociocultural de quase 200 anos recebe recursos de medidas compensatórias ambientais destinados pelo MPMG

O projeto Fomento às culturas populares dos Catopês, Marujos e Caboclinhos – Tradições, Saberes e Fazeres recebeu R$ 330 mil em recursos de Medidas Compensatórias Ambientais por meio da Plataforma Semente.

Diante dos saberes e fazeres centenários, que remetem à própria identidade cultural e formação do povo local, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) se uniu ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para executar um projeto de preservação do patrimônio material e imaterial do Norte do Estado. O projeto Fomento às culturas populares dos Catopês, Marujos e Caboclinhos – Tradições, Saberes e Fazeres recebeu R$ 330 mil em recursos de medidas compensatórias ambientais por meio da Plataforma Semente.

As Festas de Agosto, datadas desde 1839, enfeitaram uma vez mais as ruas de Montes Claros, no Norte de Minas, na última semana, entre os dias 15 e 20, trazendo boas novas nos instrumentos, uniformes, adereços e no sorriso de quem se dedica de corpo e alma, ano após ano, pela festa tradicional.

“Foi uma festa extraordinária, que entrou para a história”, disse o mestre Zanza Junio em meio a fitas coloridas, penachos, cantos, pandeiros e ritmos de tambores das três guardas. O pai de Junio, mestre Zanza, foi um dos principais líderes das manifestações folclóricas do município. “Nossa Associação agradece ao MPMG e à Plataforma Semente pela colaboração ao proporcionar os instrumentos e adereços, equipando esses seis grupos com vestimentas novas e abrilhantando os festejos”, completou.

1festas de agosto noticia.jpg

A Associação de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros é composta por três grupos de catopês, dois de marujos e um de caboclinhos. Quem corroborou o relato de Zanza Junio foi a mestra desses últimos, Cacicona Socorro. “Com os recursos recebidos via Semente para os instrumentos, o som evoluiu. E a melhora do som acompanhou a voz de todos. Além disso, ouvi muitos elogios sobre os novos uniformes dos caboclinhos”, comemorou.

Cacicona exemplificou ainda que, antes do projeto Fomento às culturas populares dos Catopês, Marujos e Caboclinhos – Tradições, Saberes e Fazeres ser recebido pela plataforma e posteriormente contemplado com recursos de medidas compensatórias ambientais, havia pouca ou nenhuma padronização nos “pés”. Segundo ela, cada um desfilava à sua maneira, com o próprio sapato, tênis ou chinelo. E, agora, os caboclinhos mantiveram um padrão com o uso das sandálias, valorizando as apresentações.

1festas de agosto noticia 2.jpg

Patrimônio material e imaterial
Cada uma das três guardas que compõem as Festas de Agosto – catopês, marujos e caboclinhos – representa uma ancestralidade e religião. Os catopês homenageiam os negros na formação do povo brasileiro, revivendo a memória e o imaginário congadeiro. Os marujos, por sua vez, exaltam os marinheiros portugueses e os princípios do catolicismo. Eles usam vestimentas com as cores azul, representando os cristãos, e vermelho, lembrando os mouros.

Já os caboclinhos retratam a figura do índio brasileiro. Seus trajes simbolizam as vestimentas indígenas, com enfeites de penas acopladas às roupas vermelhas. A miscelânea de cores, instrumentos, indumentárias, cantos e rezas se unem à devoção da fé: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo são homenageados durantes às visitas às casas e igrejas, em uma cidade dedicada também à arte e à cultura.

Plataforma Semente
A Plataforma Semente é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o CeMais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.

Fonte: MPMG

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CjaJTAO6opiCxq0XCnKHsp

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.