Política

Aprovado o Projeto do Deputado Cleitinho Azevedo que reduz valores da conta de água onde não existe tratamento de esgoto

A Assembleia de Minas aprovou na tarde desta quinta (23), o Projeto de Lei 3183/2021, de autoria do Deputado Cleitinho Azevedo, que reduz o valor da conta de água nos municípios onde não existe tratamento de esgoto.

Na redação, o projeto define que o atraso no início da operação do serviço de tratamento de esgoto, nas localidades em que contratado, ou sua interrupção por motivo não previsto em contrato, fará incidir desconto sobre o valor da tarifa, a ser revertido diretamente para a população, em percentual a ser definido por resolução da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais – Arsae-MG. Enquanto a resolução não for editada, o percentual de desconto na tarifa será de 28,16% (vinte e oito inteiros e dezesseis centésimos por cento) sobre a tarifa vigente.

O Projeto visa corrigir injustiça cometida pela ARSAE que ao unificar as tarifas de coleta e tratamento de esgoto, fez aumentar o valor das contas de água em vários municípios onde os dejetos continuam sendo despejados em rios e córregos por conta da ausência de uma estação de tratamento (ETE). Para Cleitinho, a resolução anterior da agência premiava a COPASA que passava a ganhar mais, mesmo não prestando os serviços contratados.

Na época em que a resolução que unificou as tarifas foi publicada, diversos deputados criticaram a medida que sequer foi discutida pela Assembleia já que não havia previsão legal para isso. Para evitar que situações assim ocorram no futuro, o Deputado Cleitinho também incluiu na lei um dispositivo que obriga que futuras resoluções tarifárias da ARSAE, sejam antes discutidas em Audiência Pública realizada pela ALMG.

O Projeto precisa ainda será votado em segundo turno antes de ser encaminhado para ser sancionado pelo Governador Romeu Zema.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.