Saúde

Inhame colabora para a recuperação mais rápida da dengue

Diante da epidemia de dengue, com milhares de pessoas em recuperação da doença, o reforço na ingestão de determinados alimentos pode colaborar para a melhora mais rápida do organismo. O inhame ou também chamado de cará ou taro, é um rico tubérculo e pode fazer muita diferença para o sistema imune. O inhame ou cará, como conhecido na região nordeste, possui forma mais alongada parecido com a mandioca. Já o inhame ou taro, como conhecido na região sudeste, possui forma arredondada e mais arroxeado, parecido com a batata, porém, mais peludo. Ambos contêm em sua composição vitamina C, vitaminas do complexo B, fibras e proteínas que são nutrientes importantes que, juntamente com outros alimentos, poderão compor um arsenal de ingredientes para promover saúde.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Faculdade Una – Integrante do Ecossistema Ânima, Jeannine Carla Antunes, o inhame contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e possui efeito positivo para auxiliar no combate à dengue. “Na nutrição existem várias estratégias que se utilizadas com parcimônia e prescritas por um profissional habilitado podem contribuir para o fortalecimento do sistema imune. Comer inhame com frequência é um aliado poderoso, mas um alimento sozinho não consegue fazer mágica ou milagre. É imprescindível manter uma alimentação diversificada e com qualidade nutricional”, destaca.

Em 2010, um grupo de pesquisadores do curso de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais concluiu que consumir inhame 3 vezes por semana produz efeitos satisfatórios e ingerindo o alimento durante 30 dias aumenta os níveis de estrógeno. O inhame possui a diosgenina, substância similar ao estrógeno humano, que atua como ingrediente importante para mulheres no período da menopausa. Indica-se o uso cozido, porque ele possui o ácido oxálico que pode interferir na absorção de alguns nutrientes. Outro ponto importante que reforça a indicação do cozimento é que em algumas qualidades, como o taro, por ser mais peludinho, possui uma quantidade maior de ácido oxálico que pode causar alergias em pessoas que já apresentam sensibilidade.

O sistema imunológico é a defesa do corpo humano. A Organização Mundial da Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doenças”. Por isso, promover estratégias para manter o sistema imunológico fortalecido deve ser um dos pilares para o profissional de saúde. Buscar ajuda do nutricionista é imprescindível para adequar a alimentação e consequentemente proporcionar uma boa nutrição e recuperação da saúde.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.