Política

Vereadores de Divinópolis aprovam em definitivo a tramitação eletrônica de matérias legislativas

Decisão gera economia de tempo, papeis e agilidade dos processos.

Foi realizada nesta terça-feira (26) a 22ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis, no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h. Na Ordem do Dia, quatro projetos de lei estão em pauta, um de autoria da Mesa Diretora e três projetos de autoria do vereador Edsom Sousa.

No uso da Tribuna Livre, Edson Chaves Junior reclamou da falta de iluminação no Anel Rodoviário de Divinópolis que foi retirada pela concessionária Nascentes das Gerais, para realização de obras. Segundo o Tribuno ele teve informações que os postes retirados da MG 050 (Anel Roviário de Divinópolis) para a obra de duplicação encontram-se no pátio da prefeitura.

ORDEM DO DIA

O primeiro projeto em pauta aprovado por unanimidade, pelos vereadores, em segunda discussão e votação, foi a Proposta de Emanda à Lei Orgânica CM-001/2022, que altera o art. 46 da Lei Orgânica do Município de Divinópolis para estabelecer a tramitação eletrônica dos processos legislativos. O Projeto é de autoria da Mesa Diretora e outros vereadores com quorum para votação maioria qualificada. Na justificativa, o projeto visa adequar a necessidade dos procedimentos da Câmara à Legislação Federal, notadamente no tocante à utilização de ferramentas de tecnologia da informação com forma de otimizar a tramitação das proposições e documentos que integram o processo legislativo. A proposta busca emprestar maior eficiência à Administração Municipal, com destaque para a eliminação do uso de papel a partir da viabilização da adoção de ferramentas e meios eletrônicos na apresentação a tramitação das proposições e documentos que integram o processo legislativo, garantindo maior agilidade, confiabilidade, segurança jurídica, transparência e fidedignidade aos documentos.

Na sequência, por votação em bloco, foram aprovados três projetos de autoria do Vereador Edson Sousa: Projeto de Lei – PLCM-051/2022, que denomina “Dercílio Adeodato da Silva”, a “ESF do Bairro Porto Velho”, situada na Rua Tomás Gonzaga, no 2, no Bairro Porto Velho, neste Município.

Dercílio Adeodato da Silva, nasceu em 13 de março de 1924 em Abaeté-MG, filho de Jovita Francisca da Silva. Casado com a Sra. Zilda Gonçalves Dias, foi, por 65 anos e morador de Frei Orlando até 1959, ano em que a represa de Três Marias foi construída na cidade. Ao se estabelecer no Bairro Porto Velho, trouxe também seu comércio, Armazém Sr. Bom Jesus, do qual foi proprietário e comerciante durante 55 anos. A Mercearia situada na Rua Goiás, no 173, foi uma das pioneiras do Bairro Porto Velho e era conhecida especialmente pelo comércio de café torrado e moído na hora. Será sempre lembrado na memória de todos os seus familiares e pessoas que conviveram com ele, por sua simplicidade, caráter e por seu bom coração.

Projeto de Lei – PLCM-052/2022, que denomina “Dr. Hailton Antônio Dias”, a Rua “Seis”, situada no Bairro Marajó I/II, neste Município.

Dr. Hailton Antônio Dias Começou a trabalhar aos 17 anos na Companhia Siderúrgica Pains no setor de fundição de ferro. Trabalhou também na Usiminas (Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A) em Ipatinga. Logo depois, em março de 1971, voltou para Divinópolis e foi admitido nos quadros da R.F.F.S.A (Rede Ferroviária Federal S/A, hoje Ferrovia Centro Atlântica – FCA/VLI), através de concurso, na função de ajustador mecânico; local em que ficou trabalhando até se aposentar em março de 1995. Conciliando trabalho e estudos no dia 7 de dezembro de 1985 conclui o curso de Direito pela Faculdade do Oeste de Minas. Em julho de 1987 foi inscrito no Quadro da Ordem dos Advogados do Brasil. Gostava de fazer caminhada e de praticar esportes. Fã de futebol, jogava em alguns campos, sobretudo no Divinópolis Clube, no qual jogava juntamente com muitos colegas que o apelidavam por causa das partidas de futebol ao estilo do Gamarra.

E também o Projeto de Lei – PLCM-053/2022, que denomina “José Antônio Baião”, a Rua “Nove”, situada no Bairro Marajó I/II, neste Município.

José Antônio Baião Vieira, conhecido como Baião, nasceu em 30 de abril de 1950, na cidade de Viçosa, Minas Gerais. Filho de Luciano Alves Vieira e Terezinha de Jesus Baião Vieira.

Foi fundador da empresa/loja Acarmig que vendia produtos agropecuários, onde atuou de 1981 a 1989. Neste período, atuava oferecendo assistência técnica para produtores rurais. Atuou ainda no comércio como dono das lojas Xodó Variedades, que comercializava produtos diversos e na loja Acalanto, de confecções. Na área política teve uma ampla atuação. Atuou como coordenador de algumas campanhas políticas para prefeito de Divinópolis. Foi candidato à vice-prefeito na chapa com Marcos Vinícius e à vereador. Foi coordenador da campanha à presidência de Dilma Rousseff. No âmbito municipal, trabalhou como Secretário Municipal de Obras na administração municipal de Domingos Sávio. Nesta mesma administração, foi Chefe de Gabinete do Prefeito. Na administração municipal de Aristides Salgado foi Secretário de Agricultura e Secretário de Indústria e Comércio. Na administração municipal de Demétrius Arantes atuou como Chefe de Divisão da Pró Humana. Baião também teve importante atuação no segmento religioso. Em 1976 fundou o grupo de jovens AD-Cristo com a participação de mais de 200 jovens. Este trabalho foi dirigido na recuperação dos jovens em relação às drogas.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/I1onZVegJJz1S5xp1lD7jl

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.