Região

Ações do Executivo reduzem em mais de 50% o tempo gasto para abrir uma empresa em Formiga

O tempo médio para se abrir uma empresa em Formiga, reduziu em média 52% no mês de junho de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados do Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, mostram que em junho de 2021, quando foi promulgado o decreto de Liberdade Econômica no Município, o tempo médio para se abrir uma empresa era de 1 dia e 20 horas. Um ano depois, são necessárias 21 horas, mais rápido que a média nacional, que é de 1 dia e 07 horas.

O processo de abertura de uma empresa, que hoje pode ser feito de forma totalmente on-line, acontece em duas etapas: Análise de Viabilidade e Registro. O tempo médio de análise de viabilidade passou de 21 horas em junho de 2021 para 9 horas em 2022. Já o tempo médio de registro caiu de 23 horas em 2021 para 12 horas em junho de 2022.

De acordo com a secretária de Administração e Desenvolvimento Econômico, Millena Ribeiro, a Desburocratização é um dos principais fatores na melhoria do ambiente de negócios e empreendedorismo do munícipio. “Simplificar processos é fundamental para que o empresário possa se constituir e desenvolver seus negócios, e a partir disso estamos buscando um ambiente mais propício para os empreendedores na cidade”.

Apenas no mês de junho foram abertas 116 novas empresas em Formiga, sendo 77,58% caracterizadas como empresário individual; 21,55% sociedade por ações e 0,8% sociedade em cota por ações.

APP

Desde maio deste ano, a Administração Municipal dispõe de uma funcionalidade no APP Formiga: a Sala Mineira do Empreendedor. O serviço foi inaugurado com o intuito de desburocratizar o setor de negócios no município, em especial os microempreendedores individuais, facilitando a criação de empreendimentos.

Fonte: Prefeitura de Formiga

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.